Busca ativa já incluiu mais de 4 mil famílias no CadÚnico

Família e Assistência Social
13/12/2011 16h08
Início > Noticias > 48593

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), que mantém a centralidade do Plano Aracaju Sem Miséria, já incluiu neste ano, 4.170 novas famílias no Cadastro Único, instrumento de gestão que dá acesso aos programas, projetos, benefícios e serviços do governo federal e do município de Aracaju. Essas novas inclusões aconteceram a partir do trabalho regular dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mas também através das ações de busca ativa que a Prefeitura de Aracaju vem realizando nas áreas mais pobres da cidade.

"É a Prefeitura indo onde está o cidadão que precisa da proteção social e de acesso aos programas públicos", definiu o prefeito Edvaldo Nogueira, durante o lançamento do Plano Aracaju sem Miséria, na manhã desta terça-feira, 13, no Hotel Parque dos Coqueiros. As ações de busca ativa vêm sendo realizadas desde outubro deste ano, resultando na inclusão de 276 famílias no Cadastro Único e em 379 atualizações cadastrais.

"Neste ano, além das 4.170 novas inclusões, realizamos 12.482 atualizações cadastrais, ou seja, conseguimos assegurar a manutenção dos programas e benefícios para essas famílias", salientou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, informando que a busca ativa é a ação da Prefeitura de Aracaju de ir até as comunidades para identificar as famílias de baixa renda que ainda estão fora do Cadastro Único.

Inclusão produtiva

Um dos três eixos do programa, a Inclusão Produtiva, vem sendo executado pela Prefeitura de Aracaju com eficácia. Somente neste ano, a Semasc realizou 37 cursos de qualificação profissional, formando 562 pessoas nas áreas de informática básica, cabeleleiro, garçom, gesseiro, eletricistas, pedreiro, bombeiro hidráulico, corte e costura e outros.

Os outros dois eixos do programa são transferência de renda e ampliação dos serviços socioassistenciais, como informou o secretário Bosco Rolemberg, acrescentando que a Prefeitura de Aracaju já realizou a busca ativa nos bairros Santa Maria, Santos Dumont e Cidade Nova. "Na próxima sexta-feira estaremos realizando a ação no bairro Olaria", informou o secretário.

Lançamento

O lançamento do Plano Aracaju sem Miséria, que visa erradicar a extrema pobreza na capital sergipana, contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e foi realizado em parceria com o Governo do Estado, que lançou o Plano Sergipe Mais Justo.