PMA adota medidas para garantir a manutenção da malha viária

Infraestrutura
13/12/2011 17h33
Início > Notícias > PMA adota medidas para garantir a manutenção da malha viária

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), possui uma rotina de trabalho em que beneficia diversas ruas da capital com serviços de manutenção da malha viária. No entanto, desde o fim de outubro, a empresa contratada para fornecer o cimento asfáltico de petróleo (CAP), ligante utilizado na elaboração do asfalto, não tem atendido à demanda da administração municipal.

Atualmente a empresa contratada pela Emurb para fornecer o CAP, a Indústria Nacional Asfaltos S.A., fornecia cerca de 25 toneladas por mês. O material é produzido em uma refinaria de petróleo localizada no município baiano de Madre de Deus. O cimento asfáltico de petróleo é um ligante essencial para a qualidade do insumo usado na recuperação das ruas e avenidas da capital.

Segundo o diretor de operações da Emurb, o engenheiro Alberto Nascimento, a empresa não está conseguindo oferecer o CAP com a regularidade necessária ao atendimento das demandas do órgão. "Desde o fim de outubro que a Nacional não consegue abastecer as demandas de forma satisfatória, o que vem comprometendo a execução dos serviços de manutenção das vias públicas", afirma o engenheiro.

Responsabilidade

Para solucionar o quadro, a Emurb providenciou uma nova licitação pública a fim de garantir um novo contrato anual que se iniciará em janeiro de 2012. O edital já foi aberto e nos próximos dias estará sendo divulgada a empresa vencedora da concorrência.

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, todas as providências serão tomadas para não comprometer a rotina de trabalho. "A Emurb não tem recebido da Nacional os insumos necessários para a fabricação da massa asfáltica e já estamos buscando alternativas para manter o trabalho de qualidade que sempre foi realizado pela Emurb", garante o presidente.