Alunos do CAP celebram 'Dia Nacional do Deficiente Visual'

Educação
13/12/2011 17h54
Início > Noticias > 48600

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, a caminhada especial em comemoração ao ‘Dia Nacional do Deficiente Visual'. Promovida pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa contou com a participação de alunos atendidos pelo CAP, familiares, professores do centro e representantes da educação municipal. Durante o ato público, que teve início na sede da instituição e terminou na Praça da Bandeira, foram distribuídos folhetos explicativos sobre as atividades desenvolvidas.

Para coordenadora do CAP, Joana D'arc Meireles, o evento representa uma grande oportunidade de divulgar os belos trabalhos desenvolvidos pelo centro. "Além da exposição de nossas atividades, este é um momento de confraternização onde contribuímos para a construção da cidadania das pessoas com deficiência visual. Estamos mostrando que eles possuem espaço, ao mesmo tempo, em que treinamos junto a eles atividades de orientação e mobilidade para a melhoria de sua qualidade de vida", comentou.

A rede municipal de ensino de Aracaju está cada vez mais atenta às questões que envolvem a educação especial e, por isso, vem acompanhando o dia a dia dos alunos em sala de aula. "A equipe de profissionais da Semed está trabalhando para que a sociedade conheça o papel fundamental desempenhado pelo CAP. Em Sergipe, ele está presente em 52 municípios, através do apoio da rede municipal de ensino da cada cidade. Um dos pontos importantes é o trabalho de alerta com relação às doenças oftalmológicas, onde o CAP orienta as famílias no sentido da prevenção e desenvolvimento de atividades que façam com que o aluno com deficiência tenha uma vida normal", destacou umas das técnicas da coordenadoria de Educação Especial da Semed, Jailma Rezende.

De acordo com Nielza Maia, que também é técnica da coordenadoria de Educação Especial da Semed, o interesse dos pais e dos alunos em lutar a favor dos direitos da pessoa com deficiência é perceptível. "Eles têm consciência de que é preciso que toda a sociedade conheça o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju através do CAP. Aqui nossos alunos percebem que apesar de suas diferenças, eles também têm direito à educação e são capazes de viver dentro da perspectiva da inclusão social", destacou Nielza.

A aluna Edileuza Pereira dos Santos frequenta o CAP semanalmente desde o ano de 2006. Atividades como canto, capoeira, braile, educação física e oficinas de massagem fazem parte dos aprendizados que ela adquiriu no centro. "Quero que todos saibam das coisas boas que ganhei desde quando entrei no CAP. Aqui construímos uma nova família, adquirimos uma vida social plena e temos uma nova chance de atuarmos como cidadãos", ressaltou Edileuza.

CAP

Localizado no bairro São José e mantido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), o CAP é um espaço que garante a inserção social através da educação. Atualmente são atendidas pessoas com deficiência visual, incluindo cegueira total e baixa visão. No local são ministradas aulas de braile, sorobã (técnica do uso da matemática), orientação e mobilidade (uso da bengala), educação física, música e estimulação precoce.

Salas multifuncionais

De acordo com a Lei de Acessibilidade e com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC), é necessário garantir o acesso tanto para pessoas com deficiências permanentes, quanto com deficiências provisórias. A sala multifuncional é uma das partes mais importantes do projeto, pois é dotada de materiais educativos que possibilitam a acessibilidade dos alunos limites e criam condições para estes se preparem e freqüentem a sala de aula junto com os outros alunos. O atendimento educacional especializado oferecido no espaço também contribui para a superação de limites e para que os professores desenvolvam plenamente seus trabalhos pedagógicos.