Projovem qualifica mais 400 adolescentes

Agência Aracaju de Notícias
14/12/2011 18h36
Início > Noticias > 48619

Adolescentes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital sergipana encerraram o ciclo de atividades no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) numa tarde festiva no Sest/Senat. Compartilhando da alegria com os 400 formandos, o prefeito Edvaldo Nogueira fez a entrega simbólica do certificado de conclusão aos representantes das unidades mantidas pela Prefeitura de Aracaju.

Usuária do Cras Risoleta Neves, a jovem Priscila Santos fez um discurso em nome de todos os formandos e, emocionando aos presentes, demonstrou ter aprendido e aproveitado ao máximo os ensinamentos do Projovem. "Fico agradecida por essa oportunidade, pois no programa pudemos ajudar a nossa comunidade a ter consciência dos cuidados que devemos ter com o bairro, além de conhecimento profissional. Recentemente fizemos uma atividade de limpeza em nossa comunidade, com a ajuda da Emsurb e Emurb, o que mostrou a todos que nós precisamos cuidar do lugar onde moramos. Também fiz um curso de mecânica e sei que isso me ajudará amanhã. O Projovem não dá nada pronto, ele nos ajudar a dar passos para construir um futuro melhor", afirmou.

O alcance de resultados positivos do Projovem foi ressaltado pelo prefeito Edvaldo Nogueira que, na oportunidade, frisou a importância multidisciplinar do programa. "É muito importante, pois não somente promove uma melhor convivência social na comunidade, como contribui para o aprendizado e formação profissional dos jovens de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. No Projovem, os jovens têm a possibilidade de fazer aulas de dança, teatro e também um curso técnico, a exemplo do de mecânica que a jovem Priscila fez. É  também importante o querer de cada um, se o desejo for grande, é só correr atrás que o sucesso será mera consequência de um bom profissional", destacou Edvaldo.

Ainda em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que tem buscado, junto à Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), dar uma continuidade aos programas sociais destinados aos jovens. "Esse é o primeiro passo de vocês. E a nossa intenção é de que possamos dar continuidade ao avanço de vocês, possibilitando a participação em cursos de qualificação e de profissionalização até a inserção no mercado de trabalho. Continuem nesse caminho, aproveitem a oportunidade e os ensinamentos do Projovem para que alcancem o sucesso", disse.

Com empolgação juvenil, o secretário Bosco Rollemberg parabenizou a todos os jovens formandos e citou o texto ‘Para Loucos', de Steve Jobs, para expressar a sua confiança depositada em cada um dos presentes na festa. "O texto do ‘louco' diz assim: "Essa é para os loucos. Os desajustados.Os rebeldes. Os encrenqueiros.Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas diferentemente. Eles não são chegados a regras. E eles não têm respeito pelo status quo. Você pode louvá-los, discordar deles, citá-los,desacreditá-los, glorificá-los ou caluniá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas". Esses loucos são vocês, o futuro do nosso país", declarou.

Presenças

Prestigiaram a entrega dos certificados do Projovem, a vereadora Karla Trindade; Eduardo Leite, representando a direção nacional do Senai; Euze Angélica Melo Barreto, coordenadora do Projovem Adolescente e Antonino Cardoso, coordenador municipal da Juventude.