Prefeitura forma adolescentes do Projovem

Família e Assistência Social
15/12/2011 08h38
Início > Notícias > Prefeitura forma adolescentes do Projovem

"O Projovem nos ajuda a construir um futuro bom. Cresci no Cras, fui do Peti, de creche, aliás, nasci em creche e me criei no Cras. Hoje, estou concluindo o Projovem com muita alegria e saio preparada para ir em busca do meu futuro".  O depoimento emocionado foi feito por Priscila Santos, do Cras Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova, durante a solenidade de formatura de 400 educandos do Projovem.

O evento foi realizado no final da tarde desta quarta-feira, 14, nas instalações do Sest/Senat, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira que, ao falar para os jovens com idades entre 15 e 17 anos, lembrou o seu passado para ressaltar o sucesso conquistado com luta e determinação.

"Também vim de família humilde, comecei como vocês, por isso, fiz questão de estar aqui nesta tarde para dizer isso, que cheguei a prefeito porque lutei muito. Mas o que eu queria dizer a vocês é que oportunidades não aparecem muitas vezes, portanto, vocês devem aproveitar tudo que aprenderam no Projovem para avançar e melhorar rapidamente de vida", aconselhou o prefeito.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, também falou para os jovens da importância de saber aproveitar as oportunidades. "O depoimento de Priscila me deixou emocionado e reforça o que tenho dito, que hoje no Brasil um jovem pode acordar, ver o que quer fazer e correr atrás do seu sonho. Este é o sentimento e o sentido do Projovem Adolescente, que atua focado na convivência e no fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, além de qualificar os jovens para o mercado de trabalho", disse o secretário.

Oficinas

Cada um dos educados recebeu um certificado de conclusão do Projovem e, após a solenidade formal, foi oferecida a eles uma festa, com coquetel e DJ. Os formandos foram assistidos nos últimos dois anos pelos Centros de Referência de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania. Várias oficinas foram desenvolvidas com os educandos nesse período, a exemplo de oficina de Cidadania, Teatro, Dança, Música e Artes nos últimos dois anos.

Os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos de idade foram qualificados profissionalmente nas áreas de eletricista de automóvel, mecânico de motocicleta, mecânico de manutenção de motor a álcool e gasolina, eletricista predial, eletricista de manutenção industrial e etc. Os cursos foram ministrados por instrutores do Senai.

Solenidade

Também participaram do ato de formatura a vereadora Karla Trindade, o coordenador da Juventude, Antonino Cardoso, e o representante da direção regional do Senai, Eduardo Leite, além dos coordenadores, gerentes e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.