Edvaldo destaca obra de Jenner Augusto

Agência Aracaju de Notícias
16/12/2011 08h13
Início > Notícias > Edvaldo destaca obra de Jenner Augusto

Celebrando 10 anos de atividades, a Socieadade Semear inaugurou a exposição 'Jenner Augusto' com cerca de 30 obras do consagrado artista sergipano que se destacou do modernismo brasileiro. A noite de festa também foi marcada pelo lançamento do livro 'Jenner Augusto: vida e obra', organizado por Mário Britto e Zeca Fernandes, os quais receberam os cumprimentos do prefeito Edvaldo Nogueira e da primeira dama do município, Danusa Silva.

Ao parabenizar a Sociedade Semear pela prestação de serviços à população aracajauana, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou o importante papel da entidade na valorização da cultura sergipana. "Durante uma década, a Sociedade Semear tem possibilitando um diálogo entre o mundo das artes e a população, além de atuar na formação da comunidade a partir de parcerias firmadas com o poder público e privado. A Semear hoje colhe os bons frutos, cujas sementes foram carinhosamente cuidadas", afirmou Edvaldo.

Sobre a homenagem ao artista sergipano Jenner Augusto, o prefeito de Aracaju ressaltou os seus trabalhos fora do estado e também ressaltou a qualidade do catálogo. "Jenner Augsuto doi um grande modernista que viveu na Bahia, onde vivenciou a efervescência cultural da época e deixou a sua marca na arte brasileira. E agora, os sergipanos têm a oportunidade de conhecer o conjunto de sua obra em uma edição primorosa organizada por Mário Britto e Zeca Fernandes", afirmou.

Para o artista plástico Antônio da Cruz, a Sociedade Semear é um grande portal de acesso ao mundo os artistas sergipanos. "A Semear é um espaço onde é possível encontrar a arte e também levar a comunidade a discutir assuntos de seu interesse. Ela tem cumprido um papel importante na divulgação da cultura do nosso estado, e hoje nos brinda com esse valioso documento, no qual resgata o grande artista sergipano Jenner Augusto, tomando para si a responsabilidade de mostrar e tornar visível a obra desse artista que dá nome à galeria", destacou Antônio da Cruz.

Jenner Augusto

O pintor, cartazista, ilustrador, desenhista e gravador Jenner Augusto da Silveira (1924 - 2003) residiu em diversas cidades de Sergipe, a exemplo de Lagarto e Laranjeiras, onde por volta de 1940, estudou a pintura de Horácio Hora. Após a realização gratuita da decoração em estulo modernista do Bar Cacique, em Aracaju, Jenner mudou-se para Salvador, cidade onde trabalhou como assistente no ateliÊ de Mário Cravo Júnior, e participou da polêmica mostra Novos Artistas Baianos.

Ainda na capital baiana, deixou a sua marca no bairro Alagados e, além fronteiras, levou seus trabalhos a França, Itália, Holanda, Inglaterra e Bélgica, onde conheceu Paul Delvaux. Durante as viagens pelo exterior, fez anotações, estudos e desenhos, editando-os em um álbum, publicado em 1970.

Sobre sua obra, há as seguintes publicações: 'Jenner: A Arte Moderna da Bahia', de Roberto Pontual, editado pela Editora Civilização Brasileira; 'Os Alagados de Jenner', um álbum com cinco serigrafias e texto de Adonias Filho, editado pela Ranulpho Editora de Arte; e um livro-álbum denominado 'Jenner', com reproduções de sua obra, em cores e preto-e-branco, desde os primeiros trabalhos, publicado pela Imprensa Oficial da Bahia.