Professores, funcionários, pais e alunos maiores de 14 anos participaram ontem, 15, das eleições para gestão 2012/2013 dos coordenadores das escolas da rede municipal. Ao todo, 75 unidades de ensino estão inseridas no processo eleitoral que resultará na escolha de novos coordenadores gerais, administrativos e pedagógicos.
De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Antônia Arimatéia, o pleito eleitoral se configura como a concretização da gestão democrática. "As eleições para a escolha de coordenadores são importantes, pois possibilitam que os professores tenham a oportunidade de se candidatar e de participar da gestão escolar. Além disso, com a chegada de uma nova gestão, novos projetos podem ser desenvolvidos dentro do ambiente escolar", informou.
Compromisso
As chapas inscritas junto à Comissão Eleitoral Geral prometem não só trazer melhorias para escola, como também para a comunidade de pais e alunos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro, a coordenadora pedagógica e participante de uma das chapas concorrentes, Maria José da Silva, pretende promover diversas atividades para incentivar a educação, e a parceria entre pais e professores. "Quero desenvolver encontros culturais, projetos de incentivo à leitura, oficinas de arte, atividades extracurriculares e reuniões entre a família e a escola", disse.
A professora da Emef Professor Diomedes Santos Silva, localizada no Santa Maria, Diana Almeida, também reforçou a importância da aliança entre pais e docentes, e adiantou que, se sua chapa for eleita, vai desenvolver projetos esportivos, político-pedagógicos, e de conscientização dos alunos para diminuir a evasão escolar dos alunos do turno da noite. "Nossa intenção é incentivar a prática dos estudos, efetivar o acompanhamento pedagógico e definir metas e objetivos para nossa escola", completou.
Participação
As eleições mobilizaram não só professores e funcionários das escolas, como também pais e alunos, que fizeram questão de exercer seus direitos e participar através do voto. Esse foi o caso de Lidiane Lima, mãe de dois alunos matriculados na rede municipal de ensino, que compareceu a Emef Professor Diomedes Santos Silva para contribuir no processo eleitoral. "O pleito, além de proporcionar que todos possam opinar, permite que os pais possam escolher as pessoas que demonstram ser mais qualificadas e competentes para comandar a escola", acredita ela.
Já para Jucileide Dias, aluna da Emef Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria, mais importante que comparecer, é expressar a opinião através do voto. Segundo a estudante, as eleições dentro do ambiente escolar proporcionam que os alunos possam exercer a democracia e entender a importância do pleito. "É essencial que os estudantes adquiram essa consciência e que tenham o interesse de expressar a opinião através do voto depositado na urna,", destacou.
Requisitos
Para se candidatar à função de coordenador geral de uma determinada unidade de ensino da rede municipal de Aracaju foi necessário possuir habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais e não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos.
Além disso, foi preciso ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar, de acordo com as diretrizes e normas do sistema municipal de educação e legislação de ensino vigente.