A capacitação é o meio pelo qual o cidadão se diferencia no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), oferece cursos de qualificação profissional voltados à população. Nesta semana, 80 pessoas receberam certificados, após concluírem os cursos de Cabeleireiro (duas turmas), Atendimento ao Cliente e Bolos e Tortas.
As aulas aconteceram nas entidades parceiras da fundação, Associação dos Moradores do Conjunto Lourival Batista, sediado na Rua Rio Grande Sul, 40, no bairro Lourival Batista; na Associação Comunitária do Bairro São Carlos, sediada na Avenida Welington Paixão, S/N, no bairro São Carlos e na unidade/escola da Fundat do Jardim Esperança.
A Fundat atualmente disponibiliza uma variedade de cursos, desde área de Culinária até a de Construção Civil, que superam mais de 30 opções de capacitação. Os treinamentos ocorrem de acordo com a demanda das comunidades. "São as associações de moradores e entidades parceiras, que indicam a necessidade de um determinado curso, conforme levantamento feito no bairro", esclarece a coordenadora substituta do Programa de Qualificação Profissional, Aline Silva.
Para a aluna Arlinda Dantas dos Anjos, que frequentou o curso de cabeleireiro na Associação de Moradores do Conjunto Lourival Batista, o treinamento foi uma oportunidade de aprender um novo ofício, "Eu não sabia sequer pegar na escova. Eu não tinha nenhuma experiência, era totalmente alheia a isso, mas agora não sou mais. Agora coloco em prática tudo o que aprendi. Pretendo continuar fazendo os cursos oferecidos pela Fundat, pois quero continuar me aperfeiçoando", diz.
O presidente da Associação Comunitária do Bairro São Carlos, Adriano Araújo, destacou a importância dos cursos oferecidos pela Fundat para a comunidade do bairro. "As pessoas que fizeram os cursos anteriormente já estão no mercado de trabalho, o que só foi possível graças a parceria com a Fundat. Agora eles têm a chance de melhorar de vida", afirma.
Jardim Esperança
Já na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, a turma concludente foi do curso de Bolos e Tortas. Maria das dores da Cruz Lima, 63 anos, esclareceu que irá comercializar os produtos no salão de beleza que montou com a filha Maria Simone, que também se profissionalizou por meio do curso ofertado pela Fundat. "Vamos fazer o diferencial. Com tudo muito arrumado e, anexo ao salão, teremos uma área para as clientes apreciarem diversos tipos de bolos, tortas e salgadinhos", planeja.
Na oportunidade, a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez a entrega dos certificados, lembrando que a profissionalização em bolos e tortas é uma área rentável. "Temos diversos exemplos de pessoas que conseguiram melhorar a renda familiar através da produção e comercialização desses produtos, inclusive, nesta turma. Vocês conseguiram vencer mais uma etapa na vida e nós temos que integramos a Fundat temos orgulho ao darmos uma parcela de contribuição na realização de um sonho", confirma.