Programa ‘Um Computador por Aluno' insere tecnologia na educação municipal

Educação
19/12/2011 08h42
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Criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais tem sido um dos principais itens do processo de inclusão digital que beneficia alunos e professores da rede municipal de ensino. Através do Programa ‘Um Computador por Aluno' (UCA), que visa promover a inclusão digital e utilizar a informática como ferramenta pedagógica, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, sente em sua rotina diária os benefícios das tecnologias da informação. A grande novidade é que através da aquisição de dez mil laptops, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alunos, do 1º ao 9º ano, matriculados em 17 unidades educacionais, também serão contemplados com as novas tecnologias educacionais.

Implementado no município em 2010, o programa visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade, através da distribuição de computadores portáteis para alunos e professores da educação básica da rede pública de ensino.  Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas.

Para dar início à ampliação, os computadores serão destinados a 17 escolas de ensino fundamental, representando 50% da rede de educação fundamental da cidade. As primeiras escolas contempladas serão as Emefs Alencar Cardoso, Elias Montalvão, Florentino Menezes, José Carlos Teixeira, Juscelino Kubitschek, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Papa João Paulo II, Laonte Gama da Silva, Oviêdo Teixeira, Prof. José Antônio da Costa Melo, Profª Letícia Soares Santana, Sabino Ribeiro, Santa Rita de Cássia, Sérgio Francisco da Silva, Tenisson Ribeiro, Profª Rachel Cortes Rollemberg e Profª Núbia Marques.

A ampliação do projeto transformará Aracaju na capital nordestina com o maior número de alunos da rede pública que possuem computadores nas escolas, representando 30% de toda região. O objetivo é que os 19 mil discentes do ensino fundamental disponham do equipamento nos próximos anos. Para isso, a Prefeitura de Aracaju irá disponibilizar R$ 638 mil em recursos no projeto, que irão servir para a capacitação de uma equipe técnica especializada, a compra de equipamentos e novos servidores de internet, além da readequação do espaço físico das escolas beneficiadas no projeto. Os investimentos atuais no projeto somam mais de R$ 3,6 milhões, através de recursos próprios do município

O secretário Municipal de Educação (Semed), Antônio Bittencourt, comemora os novos investimentos, considerado um feito histórico no setor de educação do município. "Uma forma de elevar a educação, investindo em novas práticas e estimulando os alunos a aprenderem de forma diferenciada e aumentando os seus potenciais de conhecimento. Sem dúvida, a educação do município nunca passou por uma transformação e avanço tão significativo quanto o que temos visto nos últimos anos", avalia o secretário.

Capacitações

Para garantir a utilização do novo recurso como instrumento pedagógico, pesquisadores e professores do departamento de ciência da computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acompanham e desenvolvem capacitações direcionadas aos professores.

Os cursos na área de tecnologia educacional destinados à formação continuada dos docentes são ofertados em parceria com o Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional de Aracaju da Semed (NTM/Semed), responsável pelo apoio, manutenção e suporte técnico do programa.

O coordenador e multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional da Semed (NTE), Neusvaldo Silva, afirma que uma das metas dos cursos é fazer com que o professor, além de saber manusear a máquina, entenda a proposta epistemológica do projeto UCA. "Muitos já têm experiência com laptops, mas os que não possuem estão se mostrando interessados, o que certamente acarretará uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem na unidade escolar que recebe o projeto UCA", diz Neusvaldo.

"Através do NTM, proporcionamos uma formação complementar aos professores e gestores. Primeiramente, os profissionais recebem uma capacitação básica e inicial, a fim de aprimorar seus conhecimentos na área de informática. A partir de então, são oferecidos cursos complementares, que ocorrem 1 ou 2 vezes por mês, na sede das escolas ou em espaços da própria UFS. Nesses cursos, os docentes recebem tutorias com sugestões de sites e são orientados sobre a melhor forma de utilização pedagógica das ferramentas do laptop", disse o  professor tutor do PROUCA, Roberto Delmas.

Para monitorar a evolução técnica do programa, os tutores do PROUCA também realizam visitas nas unidades de ensino, produzem fotos, aplicam questionários e conversam com professores e alunos.

Emef Professora Maria Thétis Nunes

A Emef Professora Maria Thétis Nunes foi a primeira unidade ensino da capital a ser contemplada pelo programa ‘Um Computador por Aluno' (UCA). Alunos do 1º ao 9º ano tem acesso ilimitado a um vasto conteúdo, rompem as barreiras da comunicação e aperfeiçoam cada vez mais suas habilidades cognitivas.

Para receber o programa, a escola necessitou de uma adequação em sua infraestrutura. Foram instaladas 30 tomadas por sala e um rede wireless de acesso sem fio a internet, possibilitando o acesso gratuito à rede mundial de computadores. Desde dezembro, foram entregues 540 laptops com acesso à rede wireless, 512 megabytes de memória e bateria com duração de até três horas.  Os aparelhos ficam à disposição dos alunos por 24h, sendo devolvidos somente em caso de transferência ou evasão escolar.

A coordenadora geral da Emef, Ednalva Ferreira, conta que a novidade vem despertando bastante interesse tanto dos alunos quanto dos professores "O tempo que antes era dedicado a atividades ociosas, agora pode ser dividido com pesquisas e aprendizados na internet. O acesso as tecnologias e o aprendizado adquiridos por meios delas proporcionam ao aluno no futuro, melhores chances de entrada no mercado de trabalho, visto que, essas habilidades são essenciais em muitas profissões", comentou Ednalva.

Ainda segundo a coordenadora, a participação da família é fundamental no processo de conscientização sobre o correto manuseio e melhor aplicabilidade dos laptops. "Através das reuniões de pais e dos contatos informais que mantemos com eles, tentamos passar a idéia da responsabilidade deles em fiscalizar o uso dos equipamentos. Devemos manter a integridade do material para que o aluno não saia prejudicado", completou.

Entre uma e outra pesquisa sobre regras gramaticais, o aluno do 9º, Yuri Caike da Silva Santos afirma que também utiliza o computador para brincar. Mas tudo no seu tempo. "Tem hora de brincar e hora de estudar. Eu gosto muito de Português e tenho feito pesquisas, mas também adoro os jogos da internet", frisou.