"Alcançamos o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se tornar parceira da Prefeitura de Aracaju no esforço de promover inclusão e cidadania para as pessoas que estão em situação de rua. Podemos afirmar que fechamos a campanha com muito sucesso, com as pessoas manifestando o seu apoio a esta iniciativa que visa retirar crianças, adolescentes e adultos das ruas", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
A declaração satisfeita do secretário foi após a última ação da campanha, realizada das 6h30 às 8 h15 desta segunda-feira, 19, na rótula da avenida Rio de Janeiro com Nova Saneamento. Uma equipe de mais de 40 funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve panfletando e colocando adesivos nos carros com o slogan da campanha 'Inclusão e Cidadania'.
A campanha 'Inclusão e Cidadania' foi lançada no dia 21 de novembro, com o objetivo de incluir as pessoas em situação de rua nos programas socioassistenciais ofertados pelo município, a exemplo do Bolsa Família e dos cursos de qualificação profissional, com intermediação da mão de obra no mercado de trabalho.
"Acredito que alcançamos o objetivo da campanha, porque a nossa luta permanente é a de restaurar a cidadania de crianças, adolescentes e adultos que vivem em situação de rua, de trabalho ou mendicância e isso só se faz através de ações efetivas, concretas e sustentadas, que sanem as suas dificuldades de sobrevivência. Por isso, a importância de inserirmos essas pessoas nos programas, projetos, benefícios e serviços que disponibilizamos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)", disse Bosco Rolemberg.
Manifestações
A campanha foi realizada em cinco edições, sempre às segundas-feiras, a partir das 6h30 da manhã, com a panfletagem de folder explicando como a Prefeitura fará a inclusão das pessoas em situação de rua nos programas sociais do governo, e com a colagem de adesivos nos veículos. Durante as cinco edições, os trabalhadores da Semasc que estavam na linha de frente da campanha ouviram muitas manifestações de apoio.
A campanha passou pelo cruzamento da avenidas Hermes Fontes com Desembargador Maynard; rótula entre as avenidas Hermes Fontes e Silvio Teixeira; na 13 de Julho, na rótula de acesso à Coroa do Meio; na avenida Francisco Porto com Pedro Valadares.