Mais 53 novos formandos receberam o certificado de conclusão de cursos da área de construção civil, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Trabalho (Fundat). A solenidade de formatura das turmas de pedreiro, gesseiro, pintor imobiliário e instalador hidráulico, aconteceu no auditório do Banese, na manhã desta terça-feira, 20. O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou a cerimônia e felicitou pessoalmente os novos concludentes, que já estão com garantia de emprego em construtoras locais.
"Fico feliz em participar desse momento especial de vocês. Sei o quanto é importante a possibilidade de conseguir o primeiro emprego ou retornar para o mercado de trabalho, em um momento de grande competitividade do meio profissional. A qualificação nessa área preenche a demanda do meio empresarial, carente de novos trabalhadores em uma área com um grande crescimento no número de contratações. Quando vejo que 48 alunos, cerca de 90%, já está com emprego garantido em construtoras locais, fico feliz porque isso só demonstra a eficácia e importância dos projetos desenvolvidos pela Fundat", afirma Edvaldo.
Durante a cerimônia, Edvaldo também realizou a assinatura do termo de cooperações com as construtoras Jota Nunes, Ac. Engenharia e Empe, que formalizam uma parceria com a administração municipal para ajudar na rápida inserção dos concludentes no mercado local. "O objetivo da administração é fortalecer a relação com a classe empresarial, e mais precisamente com o setor privado, que são os responsáveis em impulsionar a economia local e promover a geração de novas oportunidades de trabalho para a população", explica o chefe do Executivo.
Capacitação
Nos últimos cinco anos, mais de 23 mil alunos foram formados nos cursos de qualificação da Fundat. A PMA já investiu mais de R$ 1,9 milhão no projeto, por meio de recursos próprios do município. Para os cursos da área de construção civil, a Prefeitura disponibiliza uma parceria com seis construtoras locais, Cosil, Celi, Engeb, Impacto, Nasssal, União, que conseguiram absorver todos os formandos da primeira turma, realizada em outubro desse ano.
Para a presidente da Fundat, Telma Pimentel, os projetos de qualificação profissional da Fundação estão atingindo os objetivos de promover a inclusão social, através da geração de emprego e renda à população. "A assertiva do prefeito Edvaldo Nogueira em apostar nos cursos de inclusão produtiva da Fundat, além de possibilitar a entrada de parceiros no projeto demonstra a credibilidade e eficiência do trabalho que está sendo desenvolvido. A nossa intenção é ampliar ainda mais o projeto, permitindo que novos convênios sejam firmados e oferecendo a criação de novas turmas que preencham a demanda solicitada pelos interessados", explica.
Satisfação
O representante da turma de formandos, Diego Santos, emocionou a todos os presentes com seu discurso entusiasta sobre a possibilidade de inserção no mercado profissional. "A Fundat conseguiu alcançar sua meta, não só qualificando, mas fornecendo toda estrutura para que já fôssemos inseridos no mercado local. O curso superou nossas expectativas e trouxe uma perspectiva diferente para quem achava não ser mais possível trabalhar por falta de experiência ou por obter uma idade avançada", explica.
A possibilidade de conseguir um novo emprego no início do ano foi comemorada por José Valter Santana, que até pouco tempo estava desempregado. Segundo José, a formatura nos cursos de pedreiro e instalador hidráulico irá facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. "Como não pude realizar nenhum curso universitário, vejo que esta formação trará mais oportunidade de emprego e possibilidade de que eu me encaixe novamente no mercado local", afirma.
Mãe de uma filha de sete anos, Pauliana Bispo dos Santos, já conhecia noções básicas de pedreiro, mas nunca imaginou a possibilidade de se profissionalizar na área. Para ela, a grande surpresa é que o curso não só ajudou a ampliar os seus conhecimentos nessa área, como também possibilitou a sua contratação em uma das construtoras locais.
"Já vou sair daqui empregada e nunca pensei que isso fosse possível. Estou muito feliz e recomendo qualquer pessoa a realizar este curso. Pode ser idoso, jovem, mulher, aqui todos estão no mesmo nível de oportunidade de conseguir um novo emprego e são absorvidos sem nenhuma diferença", avalia a formanda do curso de pedreiro polivalente.
Presenças
Estiveram presentes no evento o deputado federal Valadares Filho; os parlamentares Karla Trindade, Bertulino Menezes, Miriam Ribeiro e Danilo Segundo; os secretários municipais Lucivanda Nunes (Semad), Dulcival Santana (Seplan), Bosco Rolemberg (Semasc); o secretário de Estado do Trabalho (Setrab), Marcelo Freitas. Além dos representantes das empresas de construção Jota Nunes, Paulo Roberto Nunes; Empe, Tenisson Peixoto; e Ac. Engenharia, Adrielson Carvalho.