Um lugar agradável, seguro, que ofereça alimentação saudável, carinho, atenção, e que desenvolva atividades lúdicas é tudo o que a uma mãe deseja para seu filho no momento de matriculá-lo em uma creche. E é visando atender aos anseios da comunidade, que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), trabalha no sentido de melhorar as unidades infantis e de construir novas estruturas, que ofereçam espaços diferenciados, dotados de profissionais capacitados.
Em Aracaju, 20 creches municipais oferecem a 1.237 crianças um atendimento qualificado. Nas unidades, além de os pequenos terem acesso a produtos de higiene pessoal, como fraldas, toalhas, xampus, produtos para assaduras e cremes hidratantes, eles também encontram um ambiente agradável, que promove uma alimentação balanceada, servindo alimentos adequados às crianças de diferentes faixas etárias. Vale ressaltar que os meninos e meninas também têm acesso a assistência médica, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Importância
De acordo com a coordenadora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto, as creches têm uma importância fundamental no crescimento de uma criança. "O pequeno que frequenta uma unidade de educação infantil é assistido em todos os seus aspectos, sejam eles físicos ou emocionais. A proposta é realizar o desenvolvimento integral da criança através da efetivação de atividades pedagógicas e lúdicas", disse.
Maria José ainda conta que, além do atendimento às crianças, as creches também desenvolvem reuniões e a aproximação entre a família e a escola. "Acreditamos na importância da parceria entre os pais e as unidades de ensino, e por isso desenvolvemos cronogramas de reuniões e projetos para concretizar esta união", informou.
Capacitação
Para que as crianças tenham um atendimento de qualidade, os coordenadores das creches e os educadores assistentes participam do programa 'Quintas de Ampliação', que mensalmente promove encontros para capacitar os profissionais e promover trabalhos ligados às atividades pedagógicas desenvolvidas dentro das unidades de educação.
E com o objetivo de partilhar as práticas educativas, de forma a gerir a dinâmica de interações sociais e as condutas de aprendizagem, foi realizado no dia 22 de novembro o ‘II Simpósio de Práticas Educativas da Educação Infantil', onde 140 educadores assistentes e 20 coordenadores da Semed apresentaram 16 projetos sobre as ações desenvolvidas nas unidades de ensino e algumas propostas de projetos destinados aos alunos assistidos pela Prefeitura de Aracaju.
Crescimento
Com a construção de novas escolas de ensino infantil e a reforma de algumas unidades, a oferta de vagas nas creches deverá passar por uma ampliação. Segundo a diretora de planejamento da Semed, Tereza Hortência, com o crescimento do número de unidades, e a ampliação de algumas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), a expectativa é que cerca de 1.200 crianças de 0 a 5 anos, e 300 de 6 a 10 anos sejam atendidas com a efetivação destas obras. "No momento, além de serem construídas Emeis nos bairros Coqueiral e 17 de Março, estão sendo reformadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, e as Emei's Dom Avelar Brandão Vilela e José Augusto Arantes Savazine", contou.
De acordo com a diretora financeira da Semed, Márcia Valéria Lira, com a concretização das obras, as crianças terão acesso a ambientes modernos, adequados para a educação, e dotados de uma estrutura física de qualidade. "As obras, além de respeitarem os padrões e as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), zelam pela segurança da criança e pela qualidade do atendimento prestado", afirmou.