I Seminário de Educação Física de Aracaju foi aberto hoje

Educação
21/12/2011 17h12
Início > Notícias > I Seminário de Educação Física de Aracaju foi aberto hoje

Um espaço democrático de discussão e integração, com vistas no melhoramento do ensino e da motivação dos educadores. Este é o ‘I Seminário de Educação Física do Município de Aracaju', que teve início hoje, 21, e, até amanhã, além de ambientar diversas discursões a respeito dos principais pontos relativos à área, irá organizar diversas premissas em um documento, para que o secretário de educação do município, Antônio Bittencourt, o utilize como parâmetro norteador para a gestão do ano de 2012.

O seminário, em seu primeiro dia de realização, destacou a importância da formação das crianças da rede municipal, e contou, pela manhã, com uma palestra ministrada pela professora doutora Celi ZulkeTaffarel, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora do Laboratório de Estudo e Pesquisa da Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL). Em sua apresentação, ela abordou os cinco maiores problemas colocados pra educação no país, citou o que vem desqualificando a disciplina da educação física na escola, e forneceu exemplos de professores conscientes que podem fazer a diferença na sala de aula.

"A expectativa é que, através do documento, que tem o intuito de traçar um diagnóstico da educação física e orientar como podemos construir referências curriculares, haja um retorno, e os professores municipais sintam-se mais confortáveis para traçar formas inovadoras de ensino", disse a professora.

O secretário de educação esteve presente no Seminário e destacou a importância da realização do evento. "Esse é um momento essencial para os professores de educação física. A Secretaria está colaborando em todos os sentidos, a fim de que, a partir dos debates, se possa atingir a pratica ideal de ensino". Antônio Bittencourt ainda completou dizendo que todas as ações destacadas pelos profissionais só terão retorno se atingirem de forma efetiva os estudantes da rede pública municipal. "Todos os investimentos considerados necessários pelos educadores só farão sentido se o aluno vivenciar a melhor prática esportiva que a Educação pode oferecer", afirmou.

Continuação

O evento terá continuidade amanhã, a partir das 8h, com uma palestra sobre ‘O Esporte Escolar', ministrada pelo professor doutor Savio Assis de Oliveira, docente da Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE), professor colaborador em cursos de especialização da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Faculdade Social da Bahia, Universidade de Brasília (UNB) e Universidade de Pernambuco (UPE). Posteriormente, haverá apresentação de trabalhos em grupo, e a votação final do documento elaborado durante o Seminário.