Daniela Mercury: brasilidade no show da virada

Agência Aracaju de Notícias
29/12/2011 11h45
Início > Noticias > 48799

Vibrações positivas, muita energia e alegria contagiante não vão deixar de faltar no Réveillon de Aracaju. Milhares de turistas e aracajuanos se preparam para brindar a entrada do novo ano na tradicional festa da virada, organizada pela Prefeitura de Aracaju. Artistas nacionais e locais comandam o espetáculo realizado na Orla da Atalaia, que acontece no dia 31, a partir das 21h30. Uma das atrações mais esperadas pelo público será o furacão baiano Daniela Mercury, que possui 20 anos de carreira, 13 álbuns lançados e mais de 10 milhões de discos vendidos.

Preparando um show eclético e dançante, Daniela Mercury apresenta o repertório do seu novo DVD 'Canibália', que resgata a força do ritmo brasileiro ao mesclar gêneros genuinamente locais com referências da música internacional. Os 15 anos de turnê no exterior a consagrou como uma das artistas brasileiras mais reconhecidas no mundo, tendo a oportunidade de cantar com grandes lendas da música como Tom Jobim, Paul McCartney e Ray Charles. Conhecida por sua versatilidade nos palcos, Daniela concedeu uma entrevista à Agência Aracaju de Notícias (AAN) e relata a expectativa de cantar para os aracajuanos, além de adiantar alguns projetos para o próximo ano.      

AAN- O que os sergipanos e turistas podem esperar do seu retorno à cidade de Aracaju?

Daniela Mercury - Neste Réveillon, vou levar para Aracaju o espetáculo 'Canibália', que deu origem ao 6º DVD de minha carreira, lançado no final de novembro. É um show lindo, que reforça a nossa brasilidade, nossa mestiçagem. Em 'Canibália' eu reúno as minhas principais referências artísticas. Começo o show dançando, já que a dança é parte fundamental dentro desse espetáculo.

Homenageio o samba e os ritmos negros, por meio das batidas de candomblé, sambas de roda e outras variações de samba. Canto Elis Regina, faço também um pout-porri de rock em que contemplo o rock and roll como gênero, citando obras importantes de artistas que eu adoro. Trago a mistura mais recente da música eletrônica com batida de candomblé e samba. Enfim, nesse show, uma grande parte dos meus afetos está representada no palco.

AAN- Em que o show da virada será diferente de suas outras apresentações do Canibália?

DM- O Réveillon é uma data muito especial, uma festa mágica. Para dar boas vindas a 2012, estou preparando um espetáculo ainda mais vibrante. Selecionei um repertório alegre, vou levar os meus bailarinos e juntos vamos dançar bastante em saudação ao ano que se inicia.

AAN- Qual a emoção de compartilhar um momento tal especial, como é a virada de ano, com seus vizinhos e irmãos sergipanos?

DM- Ao longo de minha carreira já me apresentei diversas vezes em Sergipe e a recepção é sempre maravilhosa. Sinto-me em casa, o público é muito alegre e participa bastante dos shows. Estou muito feliz por fazer o Réveillon em Aracaju esse ano, ao lado do mar e com a companhia dos sergipanos.

AAN- Comparado ao restante do Brasil, há algo de característico no público aracajuano?

DM- O público do Brasil, de maneira geral, é sempre bastante receptivo. Com os aracajuanos tenho uma relação bem próxima porque, além de sermos vizinhos e nordestinos, a turma de Aracaju sempre fez parte do Carnaval de Salvador. É um público que acompanhou de perto a minha trajetória e conhece bem meu trabalho. Tenho certeza que será uma festa linda.

AAN- Quais músicas não faltam no seu setlist? E por que?

DM- Tenho muitas canções importantes e especiais na minha carreira. Algumas delas, por mais que eu não coloque no setlist, acabo cantando no show porque são lembradas e pedidas pelo público, como 'Ilê Pérola Negra', 'Maimbê Danda', 'Nobre Vagabundo', 'Rapunzel' e, principalmente, 'O Canto da Cidade'.

AAN- Alguma surpresa programada?

DM - O Réveillon é uma festa muito especial e com certeza haverá algumas surpresas para marcar a data.

AAN- Quais planos para 2012 você já pode adiantar aos seus fãs?

DM- Tenho muitos projetos para 2012. Acabei de lançar meu novo DVD 'Canibália - Ritmos do Brasil' e estou em divulgação pelo país desse material. Farei turnês pela Europa e Estados Unidos ao longo do ano, além dos shows pelo Brasil. Agora, já estou a todo vapor com os preparativos para o carnaval. Esse ano, tenho várias surpresas. Além de desfilar no Carnaval de Salvador com o Bloco Crocodilo e com o Trio Independente, vou desfilar também na Sapucaí com a Portela.

Estou muito feliz. Participar do Carnaval do Rio sempre foi um sonho. Então, em 2012, meu carnaval será assim: sexta, em Salvador, com o Trio Independente; e no sábado, comando o primeiro dia de desfile do Bloco Crocodilo. Já no domingo, vou para o Rio de Janeiro e desfilo na Portela. Depois, retorno à Salvador e comando mais dois dias do Bloco Crocodilo, na segunda e terça.