Fundat supera expectativas em 2011

Formação para o Trabalho
29/12/2011 16h58
Início > Noticias > 48803

A programação prevista para este ano superou as expectativas. Esta foi a conclusão que a presidência, diretores e demais colaboradores da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) chegaram durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 29. Ao checarem o planejamento estipulado para 2011 com as estatísticas apresentadas, no tocante aos Programas de Qualificação Profissional, Microcrédito e Intermediação de Mão de Obra, os percentuais ultrapassaram as expectativas.

A exemplo, a previsão foi para qualificar seis mil pessoas durante os anos 2011 e 2012 e, ainda este ano, já foram capacitadas 4.500. No tocante a empregabilidade, 417 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho e um percentual de 20% dos capacitados iniciou o seu próprio negócio.

Independente de cargo ou função, todos os servidores participaram da reunião.  As diretoras técnica, Rosana Amaral; operacional, Marta Rocha; administrativa e financeira, Vanda Fonseca e a presidente, Telma Rios Pimentel, explanaram sobre o os resultados obtidos, fato que gerou satisfação em toda a equipe que integra a fundação. "Esse resultado, devemos a todos. Cada um é importante na atividade que desempenha, pois fazemos parte do todo. Precisamos dessa visão, desse sentimento de equipe para atingirmos os nossos objetivos e traçarmos um novo plano de ações", exemplifica Telma. 

Qualificação

Durante 2011, a Fundat disponibilizou 32 opções de cursos diferentes, como libras, inglês espanhol, massoterapia, informatica, gesseiro, pedreiro, assentador de revestimento cerâmico, cabeleireiro, atendimento ao cliente, telemarketing e outros, acrescentando também oficinas de artesanato. Foram 208 turmas que frequentaram os cursos nas seis unidades/escola do órgão e em 29 instituições parceiras. São 4.500 pessoas que se capacitaram.

A meta para 2012 é colocar em atividade mais duas unidades/escola da Fundat, além do órgão estar presente nos 39 bairros de Aracaju (atualmente são 22). Ainda, o objetivo é aumentar o número de pessoas capacitadas e o número de parceiros. Além disso, 52 servidores participaram de cursos de capacitação, o que contribuiu para um melhor desenvolvimento das atividades.

Intermediação

Com relação ao Programa de Intermediação de Mão de Obra, os números também foram animadores. O setor atendeu 863 pessoas. Desse número, 417 foram colocadas no mercado de trabalho com carteira assinada, o que permite um percentual de praticamente 50%. O programa foi incrementado este ano, com o registro de mais de 20 empresas parceiras.

Micricrédito

O Programa de Microcrédito está voltado para empreendedores individuais formais ou informais, micro e pequenas empresas.  Neste ano, foram firmadas parcerias com as instituições financeiras Caixa, Banco do Nordeste, Banese e Banco do Brasil. Essas parcerias possibilitaram a disponibilização de linhas de crédito que variam de R$ 300,00 a R$ 100 mil.

De janeiro a dezembro deste ano, foram disponibilizados cerca de 670 mil para empreendedores. Nesse programa, os técnicos da fundação informam aos cidadãos as linhas de crédito disponíveis, qual a que se encaixa melhor ao que pretende realizar; elabora o plano de negócios, ou seja, o órgão intermedia as ações junto às instituições financeiras.

Está prevista para o próximo ano, a implantação do Microcrédito  - Credpovo Itinerante.  O programa consiste em linhas gerais, as ações do Credpovo convencional, mas com um diferencial - os técnicos irão até às comunidades onde o órgão mantém unidades/escola.