As técnicas da redação oficial foi assunto explanado na tarde desta quinta-feira, 29, pela professora e escritora Wilma Ramos para técnicos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A ideia foi absorver os novos conhecimentos para a unificação da linguagem no trâmite das correspondências internas e externas ao órgão.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete da presidência da Fundação, contando com a participação da presidente Telma Rios Pimentel, das diretoras operacional, Marta Rocha, técnica, Rosana Amaral, administrativa e financeira, Vanda Fonseca, e técnicos que desempenham funções que exigem a elaboração de ofícios, comunicações e outros documentos.
Wilma Ramos esclareceu dúvidas e acrescentou algumas dicas. A professora disse que é necessário que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar o texto.
A qualidade do conteúdo do texto também foi discutida. A escritora falou sobre a importância da concisão ao redigir, evitando as redundâncias e repetições desnecessárias. Wilma também alertou quanto a utilização de expressões em desuso.