A família de santo do ‘Centro Espírita de Umbanda Ogum e Iemanjá’, liderado por Mãe Jô, recebeu na noite de segunda-feira, 9, o Coordenador Municipal de Igualdade Racial, Florival de Souza Filho. O representante da Secretaria Municipal de Participação Popular (Sempp) discutiu com os membros da casa questões relacionadas à atuação dos centros de Umbanda na luta contra a intolerância religiosa e o racismo.
Durante o encontro Mãe Jô e seus filhos de santo enfatizaram a importância de a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Copir) colocar em pauta demandas históricas das religiões de matriz africana em Aracaju. Na oportunidade foi ressaltada também a necessidade de união entre os diversos centros de Umbanda e Candomblé da capital na luta por ter tais pleitos efetivados.
Demandas como as levantadas nesta segunda já vem sendo repassadas ao órgão através de diversas reuniões realizadas com os movimentos sociais afro. Tais encontros tem sido promovidos pela Coopir como forma de se obter as informações necessárias para que a atuação do órgão durante o ano que se inicia esteja tão próxima quanto possível do que é esperado por tais movimentos.