Prefeito empossa novos coordenadores da Educação

Agência Aracaju de Notícias
13/01/2012 08h47
Início > Notícias > Prefeito empossa novos coordenadores da Educação

Uma festa da gestão democrática. Foi assim que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, definiu a posse dos 156 novos coordenadores da rede municipal de ensino, realizada na noite da última quinta-feira, 12, no Iate Clube de Aracaju. Eleitos por meio de votação, com a participação de professores, funcionários, pais e alunos maiores de 14 anos, os novos coordenadores foram empossados pelo prefeito para atuar no biênio 2012/2013.

Edvaldo reafirmou que, apenas com a participação ativa da população, pode-se construir uma escola pública de qualidade. "Para mim é uma alegria, uma honra poder participar desse momento tão importante para os professores, para os pais e alunos da rede municipal de ensino. É um momento de reafirmação da democracia, de reafirmação de que podemos construir, com participação da população, uma sociedade cada vez melhor e mais justa", destacou Edvaldo.

Entusiasta da gestão moderna e das novas tecnologias, Edvaldo Nogueira lembrou que a Prefeitura está atuando ininterruptamente, por meio de uma série de ações, para diminuir a desigualdade entre a escola pública e a particular. "Estamos atuando em várias vertentes: investindo na modernização, reforma e reconstrução das escolas, valorização da categoria e utilizando mecanismos que despertem o interesse do aluno pela sala de aula", afirmou, destacando o programa ‘Um Computador Por Aluno', que até o fim do ano deverá estar presente em todas as escolas do município.

Edvaldo ressaltou, ainda, que nos últimos 20 anos a sociedade vive profundas mudanças com a globalização e com a chegada da internet. "É preciso modernizar a educação para atrair as crianças para a escola. Estamos vivendo uma grande reviravolta tecnológica que influencia no processo educacional. Hoje estão todos conectados, o mundo está online e é preciso repensar os conceitos educacionais. A modernidade trouxe novos desafios, aumentou o nível de competitividade. Por isso, estamos comprando 10 mil computadores para os alunos da rede municipal e o meu objetivo é deixar a Prefeitura de Aracaju com 100% dos alunos utilizando computadores em sala de aula", afirmou Edvaldo. 

O prefeito destacou também que trará muitas surpresas positivas para a rede pública em 2012, entre elas a melhoria dos salários dos professores. Além da distribuição de computadores, a Semed irá entregar gratuitamente fardamento para os alunos. Edvaldo lembrou aos professores presentes que, ao assumir o cargo, o orçamento da Prefeitura era de 160 milhões de reais. Atualmente são investidos 180 milhões apenas na pasta da educação. "Tenho um compromisso moral, ideológico e ético com os servidores, e ainda no primeiro semestre iremos apresentar um projeto de melhoria do Plano de Carreira do Magistério Municipal", afirmou, sendo muito aplaudido pelos professores presentes na solenidade.

Emocionado, o prefeito agradeceu o empenho dos servidores que atuam nas escolas da capital. "Muitos meninos e meninas da nossa cidade só têm uma esperança na vida, que é a esperança da educação, do conhecimento. Agradeço o empenho de vocês em educá-los, em melhorar suas vidas, pois apenas a educação, o conhecimento, a formação individual, intelectual e moral podem dar a eles a oportunidade de serem os futuros médicos, engenheiros, advogados, futuros prefeitos, governadores, presidentes da República. Muito obrigado, do fundo do meu coração".

Eleições democráticas

O secretário Municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, afirmou que a eleição de coordenador é a reafirmação de uma ação muito importante da secretaria: a gestão democrática. Ele lembra que a votação contou com a participação de professores, pais, alunos da escola, membros da comunidade.

"A gestão democrática pressupõe que a escola seja dirigida por esses coordenadores. Hoje estamos dando posse aos eleitos, coroando essa gestão democrática, conclamando os professores que hoje assumem as coordenações para que possam se somar ao projeto de modernização das escolas do município de Aracaju e a um projeto que pense, sobretudo, em tratar a educação como elemento de transformação social da vida de algo próximo de 30 mil alunos", disse.

Para Bittencourt, que agradeceu o emprenho de todos os que deixam o cargo e deu as boas-vinadas aos novos coordenadores, a educação é o grande instrumento que uma grande parcela da população tem para mudar suas vidas para melhor. "O grande instrumento de mudança para essa parcela da população mais humilde é, sem dúvida, a educação. Tudo que nós fazemos só faz sentido se lá na ponta o professor tiver condições de ensinar mais, se o aluno tiver condições de aprender mais. A gestão democrática tem, como pano de fundo, essa meta", lembrou o secretário.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Danilo Segundo, participou da solenidade e parabenizou o processo de escolha dos novos coordenadores. "Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário Bittencourt, pela forma democrática de escolha dos coordenadores escolares. Não é uma imposição feita pelo prefeito, nem pelo secretário, nem pelo líder do governo, é uma escolha feita pela sociedade, que decidiu quem são os melhores representantes para gerir a educação do nosso município. Quero parabenizar todos os eleitos e reafirmar a nossa fé de que a educação é o pilar de uma sociedade mais justa", disse o vereador.

Idébora de Carvalho Feitosa será cordenadora na Emei Maria Clara Machado. Ela destaca que a comunidade se envolver na votação e, mesmo os alunos que não votaram por ainda serem da educação infantil, se envolveram e torceram bastante. "Estou muito feliz, neste dia de concretização da democracia, concretização de uma luta da categoria. Ficamos felizes em contar com o apoio da prefeitura de Aracaju para o estabelecimento da gestão democrática", destacou.

A presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Vera Lucia, também esteve presente na solenidade. "Hoje é um dia muito importante para toda a categoria, para a luta dos professores do município de Aracaju, porque hoje temos a concretização dessa luta, dessa conquista dos professores municipais que é a eleição direta, com a participação da comunidade, dos pais e alunos, portanto é um dia de muita emoção, de  muita alegria e o sindicato reafirma seu compromisso com a gestão e com a luta pela qualidade da escola pública municipal", afirmou a presidente.

Eleições

O processo eleitoral que definiu os novos coordenadores escolares da rede municipal de ensino foi iniciado em dezembro de 2011 com a publicação do edital. Para serem candidatos à função de coordenador geral e administrativo, os professores tiveram que comprovar habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena e, para o cargo de coordenador pedagógico, possuir habilitação específica de grau superior em pedagogia, ou pós graduação na área da educação.

Outra exigência foi ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais, não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos, ter, no mínimo, três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter, no mínimo, dois anos de experiência no exercício da docência, três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar de acordo com as diretrizes e normas da Semed e legislação de ensino vigente.