Encerrando as atividades do ano de 2011 do projeto Laborarte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alunos, professores e coordenadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas, prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 13, a exibição de apresentações especiais preparadas por estudantes participantes do projeto.
Com o tema ‘A paz do mundo começa em mim’, a professora da oficina de dança do projeto Laborarte, Dayane Barbosa, preparou os alunos para apresentações que envolvessem uma extensa variedade de ritmos. “A ideia inicial era trabalhar com os alunos as particularidades de cada ritmo. Dentro desse contexto, pensamos numa apresentação que demonstrasse a importância da dança e das artes para os estudantes, valorizando a cultura de cada um deles”, comentou.
A coordenadora pedagógica da Emef Profº José Antônio Costa Melo, Conceição Xavier, se diz satisfeita com as melhorias trazidas pelo projeto. “Acompanhando os trabalhos percebo a evolução de todos os alunos. Depois que iniciaram as atividades, eles deixaram de frequentar as ruas para estar dentro da escola praticando atividades de arte e cultura”, destacou a professora ao falar também sobre as pinturas expostas na escola que foram produzidas pelos alunos.
Aluna do 6º ano, Dalva Cabral, 12 anos, participa da oficina de dança há 6 meses. “As aulas me chamaram a atenção e por isso resolvi participar. De lá pra cá, venho me divertindo bastante e mostrando a todos que qualquer um tem a capacidade de dançar. Por gostar tanto do projeto, é que estou pensando em entrar em outras oficinas também”, contou.
Projeto
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2007, o Laborarte surgiu a partir do projeto ‘Escola Parque de Artes, Cultura e Cidadania', realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) no Parque da Sementeira. De segunda a sexta-feira, na sede das Emefs Professor José Antônio da Costa Melo e Sabino Ribeiro, no turno oposto ao horário de aulas, os alunos do 6º ao 9º ano participam de oficinas práticas que oferecem atividades como capoeira, modelagem, desenho, pintura, fotografia, teatro e teatro de bonecos. As oficinas ministradas pelo projeto procuram envolver temas que abordem a cidadania e a socialização dos alunos.