As lideranças comunitárias de Aracaju deram nesta segunda-feira, 16, um importante passo para a organização e fortalecimento de suas ações. Foi instituída oficialmente, com a posse da primeira diretoria, a Federação Municipal das Entidades comunitárias de Aracaju (Fecaju). O ato aconteceu na câmara de vereadores da capital e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que reafirmou seu compromisso em manter o diálogo aberto com as lideranças de Aracaju.
"Quero reafirmar o meu apoio, minha solidariedade e o compromisso da nossa administração com a organização da sociedade, com a democratização das ações da prefeitura de Aracaju e, fundamentalmente, do compromisso do nosso governo com os moradores dos bairros que mais precisam dos serviços da gestão municipal", destacou Edvaldo, lembrando aos presentes que nunca se fez tanto por Aracaju, como na atual gestão.
"Nesses seis anos que estou à frente da Prefeitura de Aracaju, mais os quatro anos anteriores em que fui vice-prefeito, com Marcelo Déda na titularidade da pasta, promovemos a maior revolução da história dessa cidade. Se pegarem uma régua e compasso para medirem as ações dos últimos 12 anos, com ênfase para os últimos seis, vocês vão ver que não existe nenhum lugar em Aracaju onde não tenha uma obra da nossa administração", pontuou o prefeito.
Relembrando as ações de erradicação de moradias irregulares, Edvaldo destacou a ação de retirada de famílias das áreas de risco. "Atualmente a prefeitura concede 1.915 auxílios-moradia a essas famílias. Antigamente os governantes retiravam as pessoas desses locais e instalavam nas baias no Parque de Exposição João Cleofas. Na nossa administração, tratamos as pessoas com carinho, com dignidade. Cada família recebe R$ 300 por mês para pagar suas despesas com o aluguel", destacou.
O prefeito aproveitou a oportunidade para afirmar que ainda tem muito o que realizar neste último ano de mandato. "Em março irei anunciar cerca de R$ 150 milhões em obras. Todas para serem entregues totalmente concluídas até 31 de dezembro. Tenho trabalhando incessantemente aos sábados, domingos, feriados, deixando, inclusive a vida pessoal um pouco de lado, mas tudo o que eu fizer é pouco pelo carinho, pelo apoio, pela confiança que vocês de depositaram em mim, quando me elegeram com mais de 140 mil votos. Vamos trabalhar para fortalecer o movimento social, porque juntos iremos melhorar a cidade de Aracaju", afirmou o chefe do executivo municipal.
O presidente da Fecaju, José da Cruz, se disse feliz em assumir o novo desafio e afirmou que as ações da Federação serão concentradas, primeiramente, nos bairros mais carentes da capital. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do prefeito de Aracaju aos movimentos sociais. "Vamos concentrar esforços nos bairros mais carentes de obras e contamos com o total apoio do prefeito Edvaldo Nogueira, nosso grande parceiro, reconhecido pelos líderes de associações e pela comunidade. Estamos constantemente em contato e juntos vamos melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa cidade", afirmou o presidente recém-empossado.
Sociedade organizada
Manoel barros, presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Estado de Sergipe, disse que o objetivo da federação estadual é, justamente, espalhar por todo estado a idéia da organização da sociedade civil organizada, formando as federações municipais. "Hoje é um dia de festa e de alegria onde estamos dando posse à diretoria municipal da federação de Aracaju. Já temos a Federação Municipal de São Domingos, estamos caminhando para dar posse à diretoria da Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e Divina Pastora. Já estamos com dez cidades sendo consolidadas e nossa meta é estar em todos os municípios Sergipanos até o final do ano", destaca Manoel.
Manoel agradeceu ainda a parceira, o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju. "Ela tem sido uma parceira importante na consolidação deste movimento. Edvaldo Nogueira saiu dos movimentos sociais, das lutas de classe e tem apoiado as iniciativas que nós temos desenvolvido em prol da comunidade Aracajuana. Hoje o prefeito da capital recebe as associações mensalmente para discutir obras,a infraestrutura da cidade. Edvaldo vai continuar nos dando esse apoio institucional, apoiando e visitando os bairros junto com as associações que conhecem de perto os problemas de suas comunidades", finalizou o presidente.
Direção
Veja a composição da primeira diretoria da Fecaju: Presidente: José da Cruz; Primeiro vice-presidente: José Aragão Barroso; Segundo vice-presidente: Rinaldo Virgínio dos Santos; Primeira secretária: Aline Campos Santos; Segundo secretário: Edilson de Jesus; Primeira tesoureira: Eliane da Conceição Costa; Segundo tesoureiro: Francisco Soares de Melo; Diretor de cultura, lazer e esporte: Gidelzo Fontes de Oliveira; Diretor de assuntos institucionais: José Ailton Figuerôa Filho; Diretora de assuntos relacionados aos idosos: Josefa Zélia Andrade de Oliveira. Conselho Fiscal tutelar - Primeiro: José Orlando Morais; Segundo: Ana Lucia Santos; Terceiro: Geruza Nunes de Almeida. Conselho Fiscal Suplente - Primeiro: José Adriano Oliveira de Araújo; Segundo: Aterciano Alves de Matos; Terceiro: Josineide Santos da Silva.
Também participaram da solenidade de posse o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento; o secretário municipal de Comunicação em exercício, Elton Coelho e o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone.