Prefeito comparece à posse da presidente do TRE

Agência Aracaju de Notícias
16/01/2012 22h37
Início > Noticias > 49005

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, compareceu na tarde desta segunda-feira, 16, à solenidade de posse da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Maria Aparecida Santos Gama da Silva. Eleita no último dia 9 de janeiro, por 5 votos a 2, ela substitui a magistrada Suzana Maria Carvalho Oliveira.

Para Edvaldo Nogueira, a presidente recém-eleita fará um grande trabalho à frente do TRE. "Ela é uma mulher que tem um papel muito importante porque é uma desbravadora, é uma mulher inteligente, culta, de decisões firmes, e é uma pessoa de diálogo. Ninguém melhor para dar continuidade às ações da desembargadora Suzana, que também desenvolveu um extraordinário trabalho à frente deste Tribunal", disse o prefeito.

Questionado sobre as eleições municipais que se aproximam, o prefeito foi enfático ao afirmar sua certeza na tranquilidade com que serão conduzidas pela nova presidente. "Ela tem um compromisso com a ética, com o desenvolvimento e o progresso. O pleito eleitoral está em boas mãos. A presidente é muito respeitada por seu trabalho, sua competência e merece nossa total confiança e apoio. Tenho certeza de que, mais uma vez, teremos eleições tranquilas, conduzidas pelas mãos éticas, sóbrias dedicadas, inteligentes e cultas de Aparecida Gama", frisou Edvaldo.

Novo desafio

A presidente Aparecida Gama disse estar feliz com o novo desafio e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho realizado pelas gestões anteriores. "Estou aqui com coragem, determinação e a alegria com que sempre conduzi a minha vida. Esta casa tem sido presidida por colegas da mais alta estirpe, de competência, que trabalharam com ética e lisura. O TRE conta com um quadro de servidores extremamente competentes, dedicados, e, graças a isso, acho que a tarefa será fácil", destaca.

Ela destacou também o êxito do cadastramento biométrico no Estado de Sergipe, que alcançou a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral em cadastrar 80% do eleitorado sergipano. "Apesar do curto espaço de tempo conseguimos alcançar a meta. Sergipe foi um dos escolhidos para ser pioneiro nesse sistema e será referência para as próximas eleições. Com isso, o TSE irá ampliar a biometria para outros Estados do país", disse a presidente que, em seu discurso de posse, lembrou que o direito do voto é soberano e que a vontade popular deve ser preservada e tutelada pelo Poder Judiciário.

Carreira brilhante

O governador em exercício, Jackson Barreto de Lima, destacou as qualidades da presidente. "Aparecida Gama é detentora de uma carreira brilhante e se soma ao rol das mulheres competentes que estão comandando o nosso país. Sinto-me muito feliz em estar participando deste momento histórico porque sua trajetória, sua carreira nos dá bastante orgulho. Ela é uma mulher qualificada, competente e de uma formação jurídica a toda prova. Com a sua posse no TRE ganha Sergipe, as mulheres, a sociedade e a justiça sergipana", declarou Jackson.

Biografia

Natural de Ribeirópolis, Aparecida Gama é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Processual. Ela iniciou a vida profissional como advogada da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), onde atuou de 1969 até 1978. Como juíza, passou pelas Comarcas de Porto da Folha, Aquidabã, Japaratuba, São Cristóvão e Aracaju. Entre os anos de 1985 e 1986, ela atuou como professora substituta da Cadeira de Direito Civil VII nas Faculdades Integradas Tiradentes.

Em 1990, juíza substituta da 27ª Zona Eleitoral no biênio 1992-1993 e titular entre 2002 e 2004. Foi ainda juíza de Direito da 13ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e juíza auxiliar da Presidência do TJSE durante a gestão do desembargador José Antônio de Andrade Góes, no biênio 2001-2002, e do desembargador Artêmio Barreto, em 2007. Em 2008, Aparecida assume o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe. No ano seguinte, assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do TJSE para o biênio 2009/2011.