O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu na tarde desta terça-feira, 17, a visita do secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva. Na pauta de discussões, a atual situação do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). O secretário afirma que após mais de trinta anos de funcionamento, o DIA se encontra descaracterizado, precisando se readequar ao crescimento da capital da qualidade de vida.
O prefeito recebeu com entusiasmo as propostas do secretário. "Infelizmente algumas áreas industriais foram vendidas irregularmente e, inclusive, surgiram invasões no entorno do DIA. Muito em breve serão anunciadas medidas para melhorar a infraestrutura necessária ao bom funcionamento das indústrias. O Distrito Industrial de Aracaju irá se transformar em um grande centro comercial, com a presença também de empresas comerciais e de serviços", disse Edvaldo.
O secretário Zeca da Silva se disse feliz com a receptividade do prefeito da capital. "Estou feliz com a cordialidade com que fui recebido hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que manifestou preocupação com a situação do DIA", pontuou Zeca, informando que, nos próximos dias, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb) farão, juntos, uma visita ao local para a realização de um levantamento e produção de relatório preliminar.
DIA
O Distrito Industrial de Aracaju possui uma área total de 1.311.238 m², sendo 922.034 m² de área útil. Na localidade existem 141 empreendimentos, sendo que 110 estão em operação, 21 estão paralisados e 10 lotes estão vagos. Do total de empresas instaladas atualmente no distrito, cerca de 49% são destinadas às atividades de comércio e serviços, o que as caracterizam como irregulares, de acordo com a legislação que rege o funcionamento do distrito.