Nesta segunda-feira, 16, teve início o curso de formação para monitores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), que busca erradicar o analfabetismo em todo o estado. A abertura do curso contou com a presença da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria de Participação Popular, e acontecerá até a próxima sexta-feira, 20, no município de Salgado.
O objetivo principal do evento é capacitar os 50 professores do MOVA para dar aulas aos alunos que participam do movimento. Segundo o coordenador da Igualdade Social, Florival de Souza, além de ter interesse em aprender a ler e escrever, para participar é preciso morar em um bairro que tenha monitor do programa. "Com esse programa, nós buscamos erradicar o analfabetismo em Sergipe e estamos presente no curso para dar novas idéias ao movimento", conta ele.
O MOVA dá assistência à comunidades quilombolas em Sergipe, com programas que têm a proposta de combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de acordo com as necessidades dos jovens e adultos participantes do movimento. Segundo Florival, os professores estão presentes em locais onde não há muitas escolas e existe a necessidade de educação básica, dando um suporte à população.