O coordenador municipal de Igualdade Racial, Florival de Souza Filho, reuniu-se no último fim de semana, com a juventude do Terreiro Ilê Axé Kê Ojú Adê, dirigido pelo jovem Pai Alex. O encontro foi realizado com o objetivo de defender a importância de a juventude protagonizar as discussões sobre o racismo, a intolerância religiosa e a formação educacional.
A Secretaria Municipal de Participação Popular (Sempp) tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de apoiar e dar suporte à manutenção das tradições e da cultura afrodescendente em Aracaju. Por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Copir), a secretaria tem sido representada em vários eventos afro-religiosos realizados na capital sergipana.
Neste último encontro foi discutido o papel do jovem no candomblé e enfatizada a importância de a juventude atuar enquanto salvaguardas de sua religião, combatendo a discriminação. “Para isso é preciso que eles, enquanto jovens candomblecistas, façam cursos, principalmente de nível superior, para que no futuro sejam não apenas religiosos, mas tenham profissões que permitam a sua inserção em diversos setores da sociedade”, ressalta Florival de Souza.
Participação
O coordenador também recebeu as bênçãos das Águas de Oxalá no Terreiro Caboclo Gongombira, dirigido pela professora e yalorixá Claudeildes. “Aliada de todas as horas, Claudeildes, que também é filha biológica e de santo de Mãe Nair, tem apoiado as diversas atividades da coordenadoria, inclusive colocando seu espaço de culto à disposição do órgão, o que é muito interessante para nós já que no Marivan [bairro onde se encontra o terreiro] são evidenciadas várias demandas de políticas sociais”, observa Florival.
No sábado, 15, o coordenador também esteve na cidade de Riachuelo, onde a convite do Terreiro Omim Mafé, dirigido por Mãe Bequinha, prestigiou a festa de confirmação da Ewá de Iemanjá. “É muito gratificante, e me deixa muito feliz, ver que as pessoas também do interior do Estado reconhecem o trabalho da coordenadoria e nos convidam para as solenidades em seus espaços religiosos”, agradece.