A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) abriu inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma das linhas de ação do Plano Brasil sem Miséria. O município de Aracaju está oferecendo 479 vagas em diversas áreas profissionais.
As inscrições estão sendo feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), abertas para qualquer cidadão. A única exigência é que o candidato seja inscrito no Cadastro Único, o que pode ser feito no momento da inscrição do curso, segundo informou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
Modalidades
Estão sendo oferecidos cursos nas seguintes áreas: mecânico de manutenção em freio, suspensão e direção, mecânico de manutenção em motocicletas, instalador de acessórios, eletricista de automóveis, auxiliar administrativo, carpinteiro de obras, pintor predial, mestre de obras, gesseiro, instalador predial de instalações a gás, auxiliar de limpeza, porteiro e vendedor, entre outras.
Parceria
Para a realização dos cursos de qualificação, que possuem carga horária entre 160 e 300 horas, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Semasc, firmou parceria com o Senai e o Senac, instituições de alta credibilidade no mercado de trabalho, que irão fornecer os instrutores dos cursos. A maior parte deles será ministrada nos Cras, enquanto outros serão realizados nas instalações do Senai.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prevê o atendimento prioritário aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, alinhando-se ao esforço de superação da extrema pobreza do Plano Brasil em Miséria. O Pronatec também define como públicos prioritários os estudantes de ensino médio da rede pública de ensino e os trabalhadores. O Pronatec é uma ação de formação profissional, que tem o compromisso de capacitar um milhão e cem mil pessoas até o final de 2014.