O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na última quinta-feira, 19, da abertura da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju. Encantado com o público presente já na primeira noite de festa, ele prevê que esse ano irá superar a edição anterior. "Hoje é uma quinta-feira, o dia do esquenta, mas já vemos milhares de pessoas na avenida e dá pra sentir que, sem dúvidas, essa edição vai superar a do ano passado".
Edvaldo, que acompanha a festa desde a sua primeira edição realizada há 21 anos atrás, destaca os benefícios da festa para a capital sergipana. "O Pré-Caju projeta a cidade para todo o país e para o mundo, atrai turistas e gera emprego e renda. E é sempre bom destacar que, além de trazer alegria e diversão para a nossa gente, o município não gasta coma festa, pelo contrário, arrecada. De cada camarote, de cada abadá vendido, são 5% de ISS (Imposto Sobre Serviços) que vão para os cofres públicos", destaca.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Waldoilson Leite, parabenizou a Associação Sergipana de Blocos e Trios pelo sucesso da festa e destacou a importância do poder público apoiar um evento desse porte. "É uma cadeia produtiva que movimenta mais de 70 setores da economia, onde são beneficiados os hotéis, taxistas, costureiras, vendedores e tantos outros. Precisamos apoiar e fortalecer a festa porque quem ganha é Aracaju e todo o povo sergipano", disse Waldoílson, lembrando que a prefeitura também aproveita o sucesso de público do Pré-Caju para divulgar o Projeto Verão.
"Essa edição da festa, que acontece de 09 a 12 de fevereiro, vem com uma programação esportiva e cultural elogiadíssima e que vai fechar o período de férias e o verão com chave de ouro. Você turista, você aracajuano, vá à Orla de Atalaia que, eu garanto, vai se divertir e brincar bastante, assistir grandes shows de atrações nacionais e internacionais e com um detalhe: gratuitamente", destacou Waldoilson.
Exemplo para o Brasil
Quem veio a Aracaju para conferir a festa foi Michel Tuma Ness, presidente da Federação Nacional do Turismo (Fenactur). Ele, que representa 25 sindicatos de turismo no Brasil e aproximadamente 20 mil agências de viajem, disse que a festa é um exemplo para todos os Estados. "Eu estou encantado, maravilhado. Eu convido todos os brasileiros a conhecer essa festa, que é um exemplo de parceria público privada que deu muito certo e que deve servir de exemplo para todo o Brasil", pontuou o presidente.
Michel disse ainda que, ao chegar na cidade, se encantou com a organização e com a limpeza de Aracaju. "No percurso do aeroporto para o hotel eu vi uma cidade limpa, organizada. É disso que o turista gosta, é o que ele quer ver. Está de parabéns o Prefeito Edvaldo Nogueira e os organizadores dessa festa maravilhosa", disse.
Valorização
Todos os cantores de trios elétricos foram unânimes em elogiar o prefeito de Aracaju pelo apoio oferecido à festa, pelo trabalho desenvolvido na capital e, principalmente, por seu carinho e apoio prestado aos artistas da terra. Depois de pular na pipoca, de receber o carinho do público e de cumprimentar os convidados no camarote da PMA, o Edvaldo foi convidado pelo músico TomToy, da banda Lateiros Curupira que animou o Bloco ‘Tá Limpo', a dar uma ‘palhinha' em cima do trio.
Em seguida, foi a vez dos músicos da Banda Cinco Elementos pedirem a presença do prefeito. "Para nós é uma honra ter o prefeito Edvaldo Nogueira tocando aqui com a gente. Parabéns pelo seu trabalho", disse o vocalista Boneko. Também reforçando os músicos sergipanos, o vocalista da Timbalada, Denny, ecoou sua voz em frente ao camarote da prefeitura e rasgou elogios. "Estou cada vez mais encantado com esta cidade, seu povo e sua organização. Bonito, prefeito Edvaldo Nogueira", emendou.
Presenças
Visitaram o camarote da Prefeitura na primeira noite do Pré-Caju o deputado Federal Márcio Macedo; a deputada Estadual Conceição Vieira; o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho; o vereador Ivaldo José; e os secretários municipais Antônio Bittencourt (Educação); Jeferson Passos (Finanças); Elton Coelho (Comunicação).