Prefeito comparece à formatura do ILBJ

Agência Aracaju de Notícias
24/01/2012 09h03
Início > Notícias > Prefeito comparece à formatura do ILBJ

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na noite desta segunda-feira, 23, da solenidade de formatura da turma de 2011 do Projeto ‘Conectando com a Vida', desenvolvido pelo Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Mais de mil jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 25 anos e comprovadamente matriculados na rede pública de ensino, receberam certificados.

A noite festiva foi marcada pela emoção e retrospectiva do trabalho social que vem sendo realizado nos último oito anos pelo Instituto. "Se estivesse vivo, meu filho estaria completando hoje 38 anos, mas ele continua trabalhando lá do céu. É graças a ele que desenvolvemos esse trabalho", lembrou Maria Celi, mãe de Luciano Barreto Júnior - idealizador do projeto -, que faleceu há 10 anos, vítima de um acidente de trânsito.

Dirigindo-se aos mais de 1000 jovens presentes à solenidade, ela motivou os alunos a acreditar sempre em seus sonhos e buscar alcançar seus ideais. "Tenham persistência, acreditem em vocês e irão conseguir. Não tenham vergonha de ser felizes, sejam pessoas melhores à cada dia e partilhem amor. Esse é o real sentido da nossa vida", aconselhou Maria Celi.

Visivelmente emocionado, o empresário Luciano Barreto disse que sua grande satisfação é chegar em empresas, em pontos comerciais e ser abordado por jovens que afirmam ter conseguido o emprego graças ao conhecimento adquirido no Instituto. "A procura tem sido muito grande e, por isso, resolvemos ampliar as vagas. Agora vamos atender 1.600 jovens por ano. Iremos crescer e esse projeto irá durar por muitos anos. Temos um compromisso em nossa família: meus filhos, netos e bisnetos irão dar continuidade a esse trabalho", disse Luciano.

O prefeito Edvaldo Nogueira, que sempre participa das solenidades de formatura do Instituto, disse que, para ele, este é um dos momentos mais felizes dos meses de janeiro. "Hoje o espaço Emes transpira amor, solidariedade, é um momento em que todos podem presenciar um ato de generosidade e de compromisso com a sociedade", disse.
Edvaldo destacou que uma frase dita pelo governador Marcelo Déda resume bem a criação do Instituto. "Vocês transformaram dor em amor", lembrou o chefe do executivo municipal, dizendo-se impressionado com o crescimento do trabalho realizado pelo ILBJ.

"A cada ano que passa a festa fica maior, mais bonita. Já são mais de 8.000 alunos formados, brilhando nos mais variados setores da nossa economia. Esse belíssimo trabalho deve servir de exemplo para todos os empresários. Um trabalho que gera desenvolvimento econômico e justiça social. Meu desejo é de que esse exemplo se multiplique", afirmou.

Dirigindo-se à Maria Celi, o prefeito disse que ela perdeu um filho, mas graças à sua força e generosidade, ganhou outros milhares. "Esses 8.000 jovens que já se formaram são também seus filhos, porque graças a esse trabalho, você mostrou a eles um caminho, uma perspectiva de futuro. Obrigado ao casal Maria Celi e Luciano Barreto por esse gesto de amor para com os jovens da nossa cidade", pontuou Edvaldo, afirmando que o saber é o maior patrimônio do ser humano.

Parceria

Durante a solenidade, o curador tecnológico do ILBJ, empresário Luciano Barreto, destacou a parceria firmada com a Prefeitura de Aracaju, que irá encaminhar os jovens atendidos pelo Instituto para os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal do Trabalho e Renda. "É uma oportunidade a mais que iremos oferecer para os que querem se qualificar. Eles irão escolher o curso de sua preferência e se preparar ainda mais para o mercado de trabalho. Agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por seu apoio", declarou o empresário, destacando que o ser humano, o profissional, agrega valor para si por meio da educação, pelo aprendizado.

Conectando com a vida

Principal projeto do ILBJ, o projeto tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens estudantes da rede pública, desenvolvendo competências fundamentais para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Nele estão inclusas as disciplinas de Português, Matemática, Informática Básica, Cidadania e Trabalho, e as Palestras Interpessoais, ministradas por Dr. Jácome Góes.

O ILBJ também desenvolve outros projetos como o ‘Crescer para o futuro', que tem como objetivo promover a inclusão social e educacional de crianças assistidas por instituições beneficentes; o ‘Exemplos de Vida', leva para a realidade dos alunos pessoas que superaram dificuldades, estimulando nos jovens a vontade de acreditar em seus ideais; entre outros.

Histórico

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) foi constituído no dia 23 de janeiro de 2003, tendo como objetivo principal possibilitar a infoinclusão social de adolescentes e jovens sergipanos, por meio de diversos cursos, palestras, atividades socioeducativas, artes, preparação para o mundo do trabalho e a cidadania. Até hoje, mais de 6.000 alunos foram formados e preparados para o mercado de trabalho, focando a conscientização e a cidadania.

É uma instituição sem fins lucrativos, onde todos os recursos financeiros necessários para a manutenção e implementação das suas ações são providas pela Construtora Celi Ltda. Desde sua criação, o ILBJ já formou cerca de seis mil alunos.

Presenças

Também marcaram presença na solenidade de formatura a primeira dama e secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, que, na solenidade, representou o governador Marcelo Déda; os senadores Antônio Carlos Valadares; Lauro Antônio; Eduardo Amorim; deputados federais Rogério Carvalho e Valadares Filho; deputados Zeca da Silva e Gilmar Carvalho; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o vereador Valdir Santos; o superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Luciano Pimentel; a presidente da Fundação Municipal do Trabalho e Renda, Telma Pimentel; o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel; a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Isabel Nabuco e o ex-governador Albano Franco.