O secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participou na manhã desta terça-feira, 24, de reunião com os beneficiários do Residencial Vitória da Resistência, obra que está sendo construída no bairro Lamarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2, que vai contemplar os moradores da antiga ocupação Salinas.
Bosco Rolemberg destacou para os presentes a importância social do projeto. O secretário falou para um público de quase 100 pessoas sobre o Cadastro Único e os benefícios que o cidadão pode acessar a partir do CadÚnico, sobre o Bolsa família, os cursos de qualificação profissional, a mobilidade social e a política de Assistência Social desenvolvida no Município de Aracaju.
"Hoje, para um cidadão ter acesso aos serviços socioassistenciais do governo federal e do Município de Aracaju, ele não precisa pedir favor a ninguém. A política de Assistência Social assegura direitos ao cidadão e seu acesso só depende de estar inscrito no Cadastro Único e atender os critérios estabelecidos por cada projeto, programa, benefícios e serviços", disse.
O secretário ainda reforçou a importância da inclusão produtiva como instrumento de promoção social. "O que nós queremos quando ofertamos os cursos de qualificação profissional é que as famílias beneficiárias do Bolsa Família possam ter a oportunidade de aprender uma profissão, entrar para o mercado de trabalho e melhorar de vida", informou.
Bosco Rolemberg também salientou o esforço que o Município de Aracaju vem fazendo, por meio da Semasc e da Fundat, ao abrir as portas do mercado de trabalho para as pessoas que se formam nos cursos de qualificação da Prefeitura de Aracaju. "Estamos buscando parceria com o empresariado sergipano para que eles possam absorver a mão de obra que estamos profissionalizando", explicou.
Exercício da cidadania
A reunião desta terça-feira foi a terceira de uma série que está sendo realizada com o objetivo de preparar os beneficiários do residencial para o lançamento do Projeto de Trabalho Técnico Social, que deve acontecer no próximo mês de março e será realizado em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Esse projeto, como explica a coordenadora Ayres Góis, está vinculado às obras físicas do PAC. "O Projeto de Trabalho Técnico Social tem como objetivo fortalecer no exercício da cidadania as 410 famílias que serão contempladas com as casas do Residencial Vitória da Resistência", disse.