População elogia trabalho de limpeza após Pré-Caju

Serviços Urbanos
24/01/2012 18h10
Início > Notícias > População elogia trabalho de limpeza após Pré-Caju

Chega ao fim mais uma edição o Pré-Caju e, como tem acontecido nos últimos anos, os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) dividem-se para deixar a área do Corredor da Folia completamente limpa e sem vestígios de uma grande festa, repleta de consumo e diversão. A impressão, para alguns frequentadores da avenida Beira Mar, é a de que parece nem ter havido uma prévia com 300 mil pessoas horas depois de a festa terminar.

Para tanto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza uma mega operação de limpeza, cujo planejamento de atividades antecede a entrada de trios na avenida Beira Mar e somente é finalizado quando o último parafuso é retirado das estruturas do camarote e arquibancadas que abrigaram centenas de foliões durante a festa. Sem dúvida, é a PMA que coloca o primeiro bloco na rua e, como boa anfitriã, a última a se despedir da avenida.

“Trabalhamos antes, durante e depois da festa, quando toda a estrutura dos camarotes é desmontada. Fazemos um plano de ação que tem início com a limpeza de bairros e imediações da festa, a exemplo da região do Jardins, Grageru, 13 de Julho e Salgado, entre outros. Na manhã posterior à noite de festa, quatro equipes limpam o circuito a folia, num total de 270 agentes atuando  ao longo da avenida a partir das 6h”, explica o gerente de Limpeza da Emsurb, Roberto Gomes.

Além disso, Roberto destaca a limpeza dos manguezais existentes nas proximidades do local da festa, a exemplo da reserva ambiental Tramandaí. “No percurso da festa há o mangue, onde ficam alguns resíduos. Por conta disso, fazemos a limpeza dele e mantemos uma equipe diariamente para, a medida que for retirada a estrutura, limpar o local. Até agora foram recolhidas 57,49 toneladas de lixo, mas esta é uma quantidade parcial tendo em vista que ainda estamos trabalhando na área”, destacou.

Agilidade

Depois da prévia carnavalesca que abre a calorosa programação de verão na capital sergipana, a agilidade da Prefeitura de Aracaju na prestação do serviço de limpeza da cidade é percebido e elogiado pelos moradores do Bairro 13 de Julho e frequentadores das áreas de lazer no local.

Para a atendente Geilma Santos, que trabalha em uma padaria no Bairro 13 de Julho, o que mais chama atenção é a organização na hora de limpar uma área tão grande como o calçadão. “É interessante observar como os garis se dividem tão bem, que concluem a limpeza dessa área toda em pouco tempo. A festa acabou no domingo e, no outro dia, já estava tudo limpo”, afirma Geilma, ao destacar que na padaria onde trabalha ouve até elogios de turistas pela limpeza do local.

O atleta Augusto Cézar também se impressionou com a rapidez do serviço de limpeza realizado pelos agentes da Emsurb. “Treino aqui todos os dias e fiquei impressionado. A festa terminou no domingo à noite e, na segunda-feira pela manhã, o serviço já estava quase concluído. Quem passa por aqui, não percebe sequer que o Pré-Caju acabou de ser realizado”, disse Augusto.  

Os elogios não são à toa. Aracaju é reconhecida nacionalmente pela limpeza de seu espaço urbano. De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o trabalho realizado pelos agentes de limpeza vem sendo ressaltado nos últimos anos  e se destaca em relação a outras capitais brasileiras.

“A limpeza da capital sergipana é um ponto de unanimidade entre os moradores e turistas. Estes últimos estão acostumados a visitar várias cidades e ficam impressionados, porque percebem que realmente buscamos sempre melhorar esse serviço”, afirmou Lucimara.

A presidente da Emsurb também ressalta a agilidade com relação à limpeza da área batizada de Corredor da Folia durante a prévia carnavalesca. “Uma festa popular que tem a mega estrutura do Pré-Caju inevitavelmente produz muitos resíduos. Não é a toa que a população fica impressionada com o nosso trabalho, pois um dia depois da festa, já no amanhecer as pessoas vão trabalhar e não encontram nenhum sinal de lixo. Somente uma logística muito bem pensada é capaz de realizar tão bem esse trabalho”, enfatizou Lucimara.  

Reforço

Para otimizar e agilizar a limpeza do corredor da folia, além da presença humana dos garis e margaridas, foram utilizados oito caminhões compactadores, 10 caçambas basculantes e sete caminhões pipa destinados à lavagem e desinfecção da área.

“Neste ano aumentamos o número de agentes e máquinas para atuar na limpeza do Pré-Caju. Isso com o objetivo de manter a normalidade de limpeza no espaço durante o dia e garantir a diversão dos foliões em mais uma noite de festa. Em 2012, utilizamos cinco caminhões compactadores, nesse ano foram oito. Tudo com o objetivo de dar agilidade à limpeza e desinfecção do circuito”, explica.

Ainda no planejamento de limpeza do Pré-Caju, a Emsurb disponibilizou 50 contêineres, distribuídos na área dos camarotes e arquibancadas, todos plotados com a logomarca do projeto ´Eu preservo, Sou cidadão'. Também em todo o percurso do evento foram disponibilizados 250 banheiros químicos para atender ao público. "Os operadores de limpeza fizeram a higienização antes de cada dia, às 6h, no início da noite e durante o evento", explicou Silvana Gomes, gerente de Abastecimento da Emsurb.