Mirante da 13 de Julho tem recorde de visitas

Funcaju
25/01/2012 16h46
Início > Noticias > 49126

Inaugurado no ano de 1998, o Mirante da praia 13 de Julho, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), vem se firmando como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Atraindo turistas de vários estados do Brasil e também de outros países, o Mirante fechou o ano de 2011 com um saldo recorde de visitantes. Mais uma opção de lazer que enriquece os cenários turístico e cultural de Aracaju.

"O Mirante faz parte da vida do sergipano e do turista que visita Aracaju. Localizado no calçadão da 13 de Julho, oferece informações turísticas e um belo visual do encontro do rio Sergipe com o mar, do manguezal, povoado de garças, e da praia de Atalaia Nova, além da cultura sergipana presente em variadas exposições. Por tudo isso, é ponto de parada obrigatório de visitantes e sergipanos, que aproveitam o cenário em suas caminhadas", comenta Tanit Bezerra, diretora de Turismo da Funcaju.

Estatísticas

Somente no primeiro semestre do ano passado, foram recolhidas 1.974 assinaturas no livro de visitas do espaço. De julho a dezembro, esse número cresceu ainda mais, ultrapassando a média de 2.430 visitações. Dados que refletem um aumento significativo de mais de 23%, totalizando, ao final de 2011, 4.379 assinaturas.

Dentre os turistas nacionais, foi registrada a presença de visitantes de 25 entre os 26 estados do país, além do Distrito Federal. Os baianos foram os campeões em visitações no ano passado, com 725 assinaturas. Em seguida, vieram os paulistas, com 510 registros, e os cariocas, com 292. Já entre os estrangeiros, 45 assinaturas foram recolhidas de turistas de 16 países da América, Ásia e Europa, com destaque para os peruanos, com nove visitas, cubanos e americanos, esses com seis registros cada.

Para Waldoilson Leite, presidente da Funcaju, esses dados só reafirmam o compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o turismo e a cultura da capital sergipana. "Sem dúvida, essas estatísticas são um reflexo do trabalho que desenvolvemos durante todo o ano de 2011 para divulgar a cidade como um destino turístico. Tenho certeza que, em 2012, esses números irão aumentar, já que sempre procuramos melhorar cada vez mais", afirma Waldoilson.  

O Mirante

Idealizado inicialmente para ser um espaço de artesanato, o Mirante se tornou um palco para que artistas da terra, de quaisquer modalidades, pudessem mostrar seus trabalhos ao público. Exposições em tela, fotografia e escultura também já decoraram o local, atraindo milhares de pessoas, do Brasil e do mundo, para apreciarem o que há de melhor na cultura sergipana.

Atualmente, quem for ao local, poderá conferir uma exposição fotográfica com parte das peças que foram mostradas no 1º Salão de Fotografia de Aracaju, que aconteceu na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), durante o mês de setembro do ano passado. Além disso, o Mirante, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h, também comporta, interinamente, parte do acervo do Museu da Bandeira, que está momentaneamente desativado para uma reforma em sua estrutura física.