SMTT realiza campanha ‘Volta às aulas’

Transporte e Trânsito
27/01/2012 08h45
Início > Noticias > 49150

Trabalhar a mobilidade e a segurança viária, conscientizar pais e alunos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, sobretudo, a faixa de pedestres e o estacionamento em local indevido. Estes são os objetivos da campanha educativa ‘Volta às Aulas’, promovida pela equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). No início da tarde de quinta-feira, 26, orientadores, agentes de trânsito, educadores e o grupo de teatro da SMTT ‘A gente na rua’ estiveram na porta do Colégio de Ciências Puras e Aplicadas (CCPA) para realizar a ação.

De forma lúdica e descontraída os integrantes do grupo de teatro chamavam a atenção de todos os pais que paravam em fila dupla. Com um megafone repetiam a frase: “A SMTT informa: você está em fila dupla. É proibido!”. Os agentes de trânsito orientavam os condutores a estacionar seus veículos de forma adequada. “Mais do que fazer autuações o intuito desta ação é conscientizar pais e alunos de que a rua é um espaço de todos e garantir a fluidez, respeitar as leis é um dever de cada cidadão”, coloca a coordenadora da educação para o Trânsito, Rita Luz.

Aprovação

A intervenção do grupo teatral ‘A gente na rua’ divertiu pais e alunos do CCPA. A aposentada Maria Roselina Barreto, que tem duas netas que estudam no colégio, aprovou a atuação do grupo teatral. “Achei fantástica a atuação dos meninos porque repreende e disciplina, aqueles que insistem em descumprir as leis de trânsito, com muito humor. A SMTT está de parabéns pela ação”, declara.

Para o autônomo, Luzivaldo Passos, a campanha contribui para coibir os abusos cometidos pelos motoristas. “A campanha serve para estimular o bom senso dos pais, que infelizmente estacionam em fila dupla e, com isso, prejudicam o trânsito de todo o entorno do colégio. Campanhas deste tipo devem ser realizadas constantemente”, acredita.

A professora Tereza Carvalho, mãe do aluno do 1º ano, Bruno Carvalho, vê na campanha uma forma de educar e promover conscientização entre os pais dos alunos. “Aqui na porta do colégio o engarrafamento é enorme por falta de consciência dos condutores, que não buscam um local adequado para estacionar seus veículos e fazer o desembarque das crianças. A campanha foi muito bem pensada”, destaca.