No último fim de semana, a capital sergipana sediou o Seminário Nacional de Desporto Escolar. O evento ocorreu no Hotel Real Classic, na orla da Atalaia e contou com a presença de 150 convidados. A iniciativa da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Ministério do Esporte, contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
O presidente da CBDE, Sérgio Rufino, disse que o seminário foi importante porque é uma oportunidade para ouvir a sociedade e trabalhar de forma sintonizada. “Prefeitura, governo e profissionais de Educação Física têm que estar cientes de todos os assuntos discutidos e, óbvio, dar a sua opinião”, disse Rufino, enfatizando que as ideias discutidas poderão ser colocadas em prática.
“Além da prática esportiva, é inerente também o processo de socialização. O esporte tira essa garotada da marginalidade, das drogas e evita que fiquem ociosos. Aproveito o ensejo para agradecer à Prefeitura e à Semel pelo apoio para que pudéssemos realizar esse seminário”, ressalta.
Para o vice-presidente da Confederação de Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, a realização desse evento de âmbito nacional, transformou Aracaju no marco referencial de estruturação do esporte educacional. “Foram discutidos assuntos importantes, como por exemplo, a construção de uma plataforma de implantação da cultura esportiva no Brasil, além de estudar e definir o calendário das atividades e competições esportivas nacionais, entre outros”, destaca.
“De 7 a 12 de fevereiro, Aracaju vai sediar o Campeonato Brasileiro de Desporto Escolar, nas modalidades futsal e voleibol. Várias escolas aqui do Estado irão nos representar na competição nacional, que servirá como seletiva para o mundial realizado nos meses de abril e junho na Turquia e França, respectivamente”,afirma.
Segundo o secretário de Esporte, Fábio Mitidieri, foi de braços abertos que a cidade de Aracaju recebeu a todos os presentes no seminário. “Sejam bem-vindos à capital da qualidade de vida. O desporto escolar no Brasil nunca foi tão forte como nos últimos 10 anos. A base da iniciação do esporte é a escola. Hoje a Prefeitura de Aracaju, por meio da Semel tem o Projeto Bolsa- Atleta , que é a segunda maior bolsa do Brasil. É uma forma de estimular à garotada”, enfatiza.
“No mês de março, teremos a Feira de Artes Marciais. Além disso, haverá os Jogos das Escolas Municipais, este último com a parceria da Secretaria de Educação. Afinal, o esporte ajuda a formar cidadãos. É primordial ensinar uma criança a lidar tanto com as vitórias como com as derrotas. Eu e o prefeito Edvaldo Nogueira estamos apoiando esse seminário e as decisões acatadas”, explica.
Freddie Sanchez ,vice presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (IFS), elogiou o excepcional trabalho da Confederação Brasileira de Desporto Escolar. “Estou impressionado, o Brasil é o pilar do desporto de escolas da América. Podem contar sempre conosco da Federação Internacional como se fosse um irmão. Vocês estão de parabéns. Adoro o Brasil e o povo brasileiro que, por sinal, é muito hospitaleiro”, disse.
De acordo com o diretor da União Nacional do Desporto Escolar Francês (UNSS), Claude Deriau Reine, a pujança do Brasil no desporto escolar é impressionante. “Os brasileiros têm um ótimo desempenho com relação ao esporte nas escolas. A prova disso, foi à primeira colocação no quadro de medalhas nos últimos Jogos Sul-Americanos disputados na Colômbia. Estou muito feliz em está aqui participando do seminário”, finalizou.