No último sábado, dia 28, o coordenador de Igualdade Racial, Florival de Souza Filho, esteve presente à festa das Águas de Oxalá do Ilê Axé Oloyá Tassitaô, dirigido pelo casal Mãe Rita e Pai José. Na festa, houve a confirmação do mais novo Ogã do terreiro.
Para Florival, as festas para as quais a Coordenadoria de Igualdade Racial (Copir) tem sido convidada atestam o expressivo crescimento numérico dos filhos-de-santo e simpatizantes das religiões afro-brasileiras. “Alguns terreiros ficam cheios da entrada até o barracão, durante esses eventos. Ainda não temos números claros sobre a abrangência dos terreiros em Aracaju, mas estima-se que haja cerca de 100 terreiros nas proximidades da capital”, comenta Florival.
Ainda segundo ele, a aferição do número de terreiros e de adeptos é um passo importante na luta por igualdade. “Estamos trabalhando para em breve iniciar o mapeamento dos terreiros da Grande Aracaju. Com esse trabalho concluído, poderemos otimizar ainda mais nossas ações”, explica.
O Ilê Axé Oloyá Tassitaô realiza, nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o cortejo para Iemanjá, Rainha das Àguas. O evento reúne adeptos de vários terreiros de Aracaju que caminham até a Orlinha do bairro Industrial para levar as oferendas à Iemanjá nas águas do Rio Sergipe.