Noventa anos depois da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, em plena comemoração do Centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro de 1922, o rádio se mostra cada vez mais importante e de grande utilidade pública. Apostando na abrangência deste veículo de comunicação, a Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Juventude, investe na criação de um programa radiofônico voltado para o público jovem.
O programa intitulado 'Fala Jovem' será transmitido na Rádio Aperipê, todos os sábados, a partir do dia 4 de fevereiro, e estará em conexão com a juventude por duas horas, das 12h às 14h. Nesse espaço de tempo, os jovens terão conhecimento das políticas públicas que estão a sua disposição, mas que muitas vezes não têm conhecimento. Segundo o coordenador municipal de Políticas Públicas de Juventude, Antonino Cardoso, por meio do 'Fala Jovem' será possível divulgar as ações voltadas para este público. “Eles terão conhecimento dos cursos gratuitos e outras atividades e projetos”, revela.
Segundo ele, o programa é uma possibilidade do Município de Aracaju mostrar a estes cidadãos as ações de capacitação que visam proporcionar o crescimento profissional. Conforme Antonino Cardoso, a ideia, todavia, não é se restringir ao lado informativo, mas criar um espaço voltado tanto para a informação quanto para o entretenimento.
O projeto, seguindo a linha jovem, contará com a participação de quatro estudantes de comunicação. "Eles serão responsáveis pela produção e execução do Fala Jovem, supervisionados por um jornalista formado", afirma, ao acrescentar que no primeiro programa, o 'Fala Jovem' contará com a participação especial do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Quadros
O programa terá diversos quadros. “Com o quadro 'Garagem', por exemplo, bandas jovens da região terão oportunidade de realizar shows e divulgar seu trabalho, uma espécie de vitrine e valorização da criação musical, onde bandas em busca de visibilidade terão, finalmente, voz. Assim como será possível o envio de material musical para que este seja reproduzido no programa”, afirma.
O 'Jovem na Rua', diversas cenas de cultura, esporte e lazer serão abordadas e apresentadas ao público, além da realização de conversas com os participantes das cenas em questão, como os praticantes do skate e slackline. “O objetivo é criar uma relação entre os jovens e os espaços públicos”, conta Antonino Cardoso.
E não fica só por aí. O 'Fique por Dentro' buscará suprir a falta de informação na qual muitas vezes os jovens ouvintes estão inseridos e informá-los sobre os eventos realizados, a exemplo de uma peça de teatro ou show.
Interatividade
Serão possíveis intervenções por telefone, onde os jovens poderão sugerir e até mesmo fazer alguma reclamação. Tendo em vista os tempos de gigantesca conexão na internet, o 'Fala Jovem' estará presente também na página da Rádio Aperipê, além do microblog twitter (@falajovemaju) e a rede social facebook (cmjaju). Pelo mundo da internet, o pessoal poderá acompanhar as entrevistas e debates realizados e toda programação, com muito dinamismo. “Não será um programa engessado”, assegura Antonino Cardoso.