Edvaldo abre lançamento do Encontro de Municípios

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2012 16h41
Início > Noticias > 49223

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), abriu a solenidade que lançou o 'I Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria'. O lançamento contou com a apresentação da programação do encontro, que será realizado entre os dias 27 e 29 de março no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

"Este evento vai se tornar um marco e será um momento importante para os municípios brasileiros. Para isso, precisamos fazer um chamamento aos prefeitos brasileiros para que participem deste debate", declarou Edvaldo. A abertura contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, SRI, Ideli Salvatti, do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser, e do presidente do Sebrae Luiz Barreto.

O prefeito de Aracaju destacou que a Constituição Federal de 88 reconheceu o município como um ente federativo de pleno direito "assumindo tarefas e responsabilidades na construção de soluções para o Brasil". Edvaldo Nogueira disse que o evento programado pela FNP é a grande oportunidade dos municípios brasileiros se inserirem plenamente na agenda de combate à miséria e à desigualdade no Brasil. "Precisamos mobilizar gestores públicos para que a agenda do desenvolvimento, do meio ambiente e da sustentabilidade seja incorporada pelas administrações municipais", defendeu.

Escolhido para realizar a apresentação aos parlamentares, ministros e para a imprensa brasileira, Edvaldo informou também que encontro irá discutir temas de extrema importância para a construção do futuro dos municípios brasileiros como a mobilidade urbana, lei de resíduos sólidos, projetos de desenvolvimento do microempreendedor indivudual, entre outros.

Edvaldo frisou ainda que um dos grandes desafios dos municípios é buscar o desenvolvimento de forma sustentável. "Além disso, precisamos pensar no desenvolvimento inclusivo. Erradicar a miséria distribuindo melhor a renda, compartilhando melhor a riqueza", destacou o prefeito de Aracaju, lembrando que o evento deve ser aberto pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e contará com a participação de aproximadamente 1.300 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e membros de Organizações Não Governamentais (ONG's).

Evento

Entre os palestrantes que participação do encontro estão a economista e socióloga Tânia Bacelar, os jornalistas Luís Nassif e Washington Novaes e o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus. A dinamização das economias locais e oportunidades para pequenos negócios; gestão pública aliada ao empreendedorismo e qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável, entre outros, integrarão os painéis a serem desenvolvidos durante o evento.