Coordenadores se reúnem para discutir adoção de novos projetos pedagógicos

Educação
02/02/2012 18h22
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Coordenadores das unidades de ensino da rede municipal de Aracaju participaram nesta quinta-feira, dia 2, de uma reunião no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Diretoria de Ensino, a iniciativa teve o objetivo de traçar e definir estratégias para o desenvolvimento de projetos pedagógicos que potencializem ações de aprendizagem nos alunos.

Durante o evento, os profissionais puderam conhecer o funcionamento e os benefícios do Cienart, projeto que pretende estimular práticas experimentais na escola com a realização de uma Feira de Ciência, Tecnologia e Artes. "A primeira etapa deste projeto consiste em preparar pedagogicamente os professores para uso do método científico, no intuito de que junto aos alunos, os docentes tratem de ciência e tecnologia de uma forma aplicada. Nossa meta é fazer com que os estudantes tenham contato com iniciação científica, apresentando seus experimentos e interagindo de forma dinâmica com os pesquisadores da universidade", comentou a professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora do projeto, Zélia Soares.

O projeto, que envolverá parcerias entre instituições como Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), UFS e a Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) foi recebido com entusiasmo pelos coordenadores. "É importante que tratemos de ciência logo nos primeiros anos do processo de educação dos alunos. Apesar de contemplar diretamente os alunos que cursam do 6º ao 9º ano, o projeto traz a possibilidade de os outros professores plantarem a semente da ciência no ensino infantil e no 1º segmento do ensino fundamental", destacou a diretora de Ensino da Semed, Maria Antônia de Arimatéia.

Para Edjane Soares, coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova, a ideia do projeto contribui para um maior aprendizado dos alunos. "Os estudantes despertarão interesse pela ciência e arte, assim como, descobrirão a real importância destes temas para suas vidas. Na escola, sempre procuramos desenvolver trabalhos pedagógicos relacionados à ciência e tecnologia, por meio de frequentes visitas à CCTECA", contou a coordenadora.

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O projeto ‘Dia Brincalhão' também fará parte das atividades complementares dos alunos da rede municipal. Lançado em 2008, por meio de inciativa particular, o projeto investe em ensinamentos de paz, amor e fraternidade. O objetivo é oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando atitudes de disciplina, hierarquia, amizade, ética, combate à violência e ao uso de drogas. "O ‘Dia Brincalhão' é realizado com animação de palhaços, bonecos, danças, brincadeiras, gincana e mágicas, sempre relacionadas com ensinamentos de respeito aos pais e o amor ao próximo para ajudar as pessoas", disse a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes.

O tema ‘Execução de medidas sócio-educativas em meio aberto' foi trabalhado detalhadamente pela assistente social e pela psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Vilma Bastos e Ana Almeida.  Para fortalecer o trabalho sócio-educativo desenvolvido com os adolescentes, foram expostos os conceitos de prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida, princípios norteadores das ações do Creas, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e dos serviços por ele prestados.

"Nosso dever é contribuir para o reconhecimento das aptidões, habilidades e potencialidades dos jovens infratores e prepará-los para que eles atuem no mercado de trabalho. Quando recebemos estes adolescentes pensamos em um novo futuro pra eles, no qual ensinamos valores como respeito às diversidades, construção de sua própria identidade e do sentimento de pertencimento social. Mas para que o nosso trabalho dê certo, é preciso um trabalho em conjunto, onde família e escola atuem no sentido de acolher e inserir estes em um mundo melhor", ressaltaram as representantes da Semasc.

Maria Cristina Santana, coordenadora geral da Emef Professor Alcebíades Melo V. Boas, localizada no bairro Industrial, ficou satisfeita em poder conhecer as ações do Creas e debater com as representantes ações de parceria com as escolas. "Agora que conhecemos a atuação do órgão, ficaremos seguros no momento de enfrentar algumas dificuldades presentes no dia a dia da escola. Entendo que as medidas sócioeducativas têm o papel fundamental de educar e trazer o aluno para o convívio familiar e escolar, sendo que a parceria entre escola e Creas é um importante agente neste processo", expressou.