Dando início à rodada de audiências públicas nos bairros da capital para debater o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU), na manhã desta segunda-feira, 6, técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Instituto Rua Viva, entidade contratada para elaborar o PDMU, estiveram no loteamento Pau Ferro, bairro Santos Dumont. Durante a visita, a equipe ouviu os anseios e sugestões da comunidade sobre a mobilidade que desejam.
O principal aspecto apontado pelos cidadãos foi a falta de segurança gerada, sobretudo, pelo desrespeito dos condutores às leis de trânsito. “Para solucionar o problema e atender a demanda da população, reacenderemos as faixas de pedestres da avenida Euclides Figueiredo, e para dar mais segurança aos passantes nossos orientadores de trânsito atuarão no local para auxiliar as pessoas durante a travessia. Além disso, colocaremos lombadas físicas nas ruas A e D 1 do loteamento como forma de fazer com que o condutor a reduza a velocidade”, aponta o Diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, o engenheiro Fernando Nunes.
Transporte
Ainda na tarde desta segunda o superintendente da SMTT, Antonio Samarone, esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com o secretário Antônio Sérgio Ferrari, para debater um projeto integrado de transporte público para região metropolitana de Aracaju, que compreende as cidades de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
“Aracaju responde por 80% da frota os outros 20% são ônibus intermunicipais. Como a licitação do transporte público da capital precisamos encontrar alternativa para a integração do transporte da região metropolitana, para isso, é preciso a intervenção do Estado. Hoje estamos iniciando este debate com o secretário do desenvolvimento urbano, trazendo sugestões de como esta integração pode ser realizada. Nossa maior preocupação é não gerar transtornos aos usuários do transporte coletivo”, explica Samarone.