Qualificação profissional, independência financeira, dignidade, melhoria da qualidade de vida. Foi com essas palavras que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, resumiu os benefícios oferecidos aos 32 alunos do Programa Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), voltado exclusivamente para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Eles receberam na manhã desta terça-feira, dia 7, das mãos do prefeito, os certificados de conclusão dos cursos nas áreas de eletricista de baixa tensão e pedreiro azulejista.
Os cursos são oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e o Senai. "Realizamos um amplo estudo e buscamos qualificar os alunos em profissões que estão em falta no mercado de trabalho, principalmente na área da construção civil. Esse é um momento de grande alegria, porque eles terminam o curso, recebem o diploma e têm grandes chances de serem contratados imediatamente", destacou Edvaldo, informando que de 2006 a 2011, foram capacitados mais de 5.000 beneficiários do Bolsa Família em Aracaju.
Durante a solenidade, o prefeito deu uma notícia que alegrou ainda mais os formandos. "O diretor-presidente da Engeb, Eduardo Botelho, anunciou que irá contratar alguns dos alunos recém-formados no curso de eletricista. Também iremos encaminhar o currículo de todos para a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) que, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Sergipe (Sinduscon/SE), irá facilitar o acesso de todos ao mercado de trabalho", pontuou.
Mudança
Em outubro de 2011, a jovem Ana Caroline concluiu o curso de pedreiro azulejista. Em um depoimento emocionado, ela agradeceu a oportunidade ao prefeito Edvaldo Nogueira e encorajou os formandos a irem sempre em busca dos seus sonhos. "Queria dizer que esse curso mudou a minha vida por completo. Hoje eu estou trabalhando, alcancei a minha independência financeira, estabilidade, hoje vivo minha vida sem precisar de ninguém", disse a profissional. "Esse não é um daqueles cursos que você faz e guarda o diploma na gaveta. Ele nos oferece chances reais de trabalho", declarou.
Destacando a força de vontade dos alunos que conseguiram chegar até o final do curso e agradecendo o empenho dos professores, o chefe do executivo municipal disse que o segredo do sucesso profissional está na dedicação ao trabalho.
"É nesses momentos que tenho a certeza de que valeu a pena ter trocado a Medicina pela política. Fico muito feliz em ser prefeito e participar de um momento especial como esse. Sei que foi difícil para a maioria de vocês, que muitos têm filhos, trabalham e fizeram um grande sacrifício para concluir o curso. Queria dizer que não existe uma profissão melhor ou mais digna que a outra. A diferença está na forma como se exerce. Quem trabalha com dedicação, com amor, quem busca ser o melhor naquilo que faz, terá muito sucesso na vida, e é isso o que desejo a todos vocês", finalizou.
Oportunidade
O secretário Municipal da Assistência Social, Bosco Rolemberg, agradeceu o empenho do prefeito Edvaldo Nogueira em trabalhar no enfrentamento à extrema pobreza em Aracaju. Para Bosco, oportunidade é a palavra que resume o curso oferecido aos beneficiários do Bolsa Família.
"Este é o maior programa de transferência de renda do mundo e ele não para em si. Oferece ainda a oportunidade para que o cidadão possa aprender um ofício, trabalhar, melhorar a situação da sua família", destacou o secretário, lembrando que além de ofertar o curso e encaminhar os formandos ao mercado de trabalho, a PMA, por meio da Fundat, oferece também o microcrédito para os que querem abrir seu próprio negócio, fortalecendo a renda das famílias.
Currículo
Maria Oliveira já é formada em pintura predial e acaba de concluir o curso de pedreiro azulejista. Foi com um sorriso estampado no rosto que ela agradeceu a oportunidade de crescimento pessoal oferecida pela Prefeitura de Aracaju. "A gente tem que ir em busca do crescimento, temos que nos profissionalizar para entrar no mercado de trabalho. Estou muito feliz em terminar mais um curso que vai engrandecer ainda mais o meu currículo", disse a formanda, afirmando estar ansiosa por uma oportunidade. "Segunda-feira irei entregar meu currículo no Sinduscon e logo vou estar trabalhando, se Deus quiser", disse.
Presenças
Também participaram da solenidade de entrega dos certificados o vereador Valdir Santos, representando a Câmara Municipal de Aracaju; Gilton Andrade, representando a Secretaria de Estado do Trabalho; Eduardo Leite, representando o Senai/SE; Eduardo Botelho, diretor-presidente da construtora Engeb; Eraldo Santos, presidente do Conselho Estadual do Emprego e Renda; os secretários municipais Antônio Bittencourt (Educação); Fábio Mitidieri (Esporte e Lazer); a presidente da Fundat, Telma Pimentel; e major Edênisson Santos da Paixão, diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).