"O curso de azulejista que fiz no ano passado mudou muito a minha vida. Hoje estou empregada, conquistei autonomia financeira e independência". A afirmação foi feita por Ana Caroline Silva dos Santos, 28 anos, durante a solenidade de formatura de novas turmas do Programa Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que é voltado para os beneficiários do programa Bolsa Família. A formatura foi realizada no auditório do Banese, na manhã desta terça-feira, dia 7.
Ana Caroline está empregada na Construtora Empreendimentos Peixoto desde 1º de novembro do ano passado, um mês após concluir o curso de pedreiro azulejista no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. "Eu não precisei sair em busca de emprego. Recebi o telefonema da empresa me chamando para trabalhar, fiquei três meses em período de experiência, condição que superei e hoje já estou empregada de fato", declarou ela.
O telefonema que Ana Caroline recebeu em casa convidando-a a trabalhar é resultado da parceria que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) firmou com a Secretaria de Estado do Trabalho (Sebtrab) para a inclusão dos formandos dos cursos de qualificação profissional da Prefeitura de Aracaju no cadastro do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT).
Formandos
A Prefeitura de Aracaju em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e o Senai formou 32 beneficiários do Bolsa Família nas profissões de eletricista de baixa tensão e pedreiro azulejista. Os cursos foram ministrados por instrutores do Senai nos Cras e nas instalações da unidade de ensino profissionalizante.
Entre os formandos estava Kátia Cilene Silva Santos Azevedo, uma artesã que decidiu se profissionalizar em mais uma área de trabalho vislumbrando ampliar suas perspectivas de vida. "Minha expectativa é de conseguir um emprego com carteira assinada e renda mensal certa para que eu possa melhorar de vida", disse a mais nova eletricista de baixa tensão.
Toda profissão é digna
O prefeito Edvaldo Nogueira não escondeu o seu entusiasmo com os novos profissionais que a Prefeitura de Aracaju formou. "Fico muito feliz em um momento como este e percebo que vale a pena fazer política, que vale a pena administrar Aracaju. É uma tarefa difícil, mas poder fazer algo importante pelo povo é gratificante, como dar as pessoas oportunidade de melhorar de vida por meio da qualificação profissional; como remover as famílias das áreas de risco, colocá-las no auxílio moradia e depois em suas casas próprias; ou ainda construir bairros novos dotados de infraestrutura e equipamentos urbanos e sociais necessários à população como nós fizemos", disse o prefeito Edvaldo Nogueira em seu pronunciamento.
Edvaldo Nogueira lembrou que muitos prefeitos passaram pela administração de Aracaju, mas é ele quem está realizando o maior programa habitacional que já existiu na capital sergipana. "Já entregamos mais de 900 casas e com fé em Deus, até o final do ano estaremos entregando mais duas mil unidades habitacionais", disse Edvaldo Nogueira, fazendo referência ao Residencial Vitória da Resistência que está sendo construído no bairro Lamarão. Vários formandos são egressos das invasões existentes na região.
Antes de encerrar seu pronunciamento, o prefeito fez questão de deixar um recado para os formandos: "Não existe uma profissão melhor do que outra. O médico não é melhor do que o pedreiro, nem o advogado é melhor do que o eletricista. A diferença está no exercício da profissão, portanto, vocês devem exercer suas profissões com empenho e responsabilidade e obterão sucesso", aconselhou.
Oportunidade
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, enfatizou o que o momento representava para cada um dos formandos. "Oportunidade, é isso formandos que vocês consagram neste ato, a oportunidade de transformar suas vidas para melhor. E este é o objetivo do Plano Aracaju sem Miséria, desenvolvido em parceria com o governo federal, de enfrentamento da extrema pobreza. Mas, para o trabalhador não basta o Bolsa Família, ele quer trabalhar e garantir o seu sustento e da sua família, ele quer a oportunidade de melhorar de vida e é isso que a Prefeitura de Aracaju faz quando oferece à classe trabalhadora os cursos de qualificação profissional, promover a melhoria da vida dos mais pobres", disse Bosco Rolemberg.
Presenças
Além do prefeito Edvaldo Nogueira e do secretário Bosco Rolemberg, a solenidade de formatura contou com as presenças do vereador Valdir Santos, que no ato representou a presidência da Câmara Municipal de Aracaju; a presidente da Fundat, Telma Pimentel; os secretários municipais de Educação, Antônio Bittencourt e de Comunicação, Marcos Cardoso; Gilton de Andrade, diretor do NAT, na solenidade representando o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas; Eduardo Leite do Senai, Eduardo Botelho da Engeb e o major Edênisson Paixão, diretor-geral da Guarda Municipal.