PMA qualifica mais de 5 mil beneficiários do Bolsa Família

Família e Assistência Social
08/02/2012 16h31
Início > Notícias > PMA qualifica mais de 5 mil beneficiários do Bolsa Família

Sob a perspectiva de proporcionar autonomia e estabilidade financeira para os mais carentes, a Prefeitura de Aracaju intensifica o programa de cursos de qualificação profissional na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Os números atestam o empenho da administração municipal em melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do Bolsa Família: de 2006 a 2011, foram formadas 5.047 pessoas, em diversas atividades profissionais.

Para formar essas pessoas, a maioria com idades entre 18 e 30 anos, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou nesse período 238 turmas, o que equivale a uma média de 39 turmas por ano. "Tenho dito sempre que os cursos de qualificação profissional são oportunidades que a Prefeitura de Aracaju oferece ao cidadão de adquirir uma profissão e a partir dela construir o seu futuro, melhorando de vida, alcançando a sua independência econômica", enfatizou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Os cursos de qualificação são realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e voltados com exclusividade para os beneficiários do Programa Bolsa Família. "Para participar dos cursos é necessário apenas que o interessado inscreva-se em um dos 15 Cras que temos instalados em Aracaju", informou Bosco Rolemberg.

Áreas

A oferta de cursos abrange um vasto leque de opções que vão da área da construção civil à da rede hoteleira e, agora em 2012, também haverá vagas nas áreas automotiva e de petróleo e gás. As 5.047 pessoas foram formadas nas áreas de higiene e beleza, informática, culinária, artesanato, cozinha Brasil, bijuteria, corte e costura, pacthwork, garçom, agente de limpeza, recepcionista, agente de limpeza, camareiro, telemarketing, atendimento ao cliente, pedreiro, pedreiro azulejista, gesseiro, eletricista de baixa tensão, pintor predial, reparador predial e instalador hidráulico.

Emprego

A Prefeitura de Aracaju tem intensificado o trabalho de buscar parceria com as fontes de emprego para assegurar que a mão de obra qualificada seja absorvida pelo mercado de trabalho. Uma dessas parcerias foi realizada com a Secretaria de Estado do Trabalho para a inclusão dos formandos no cadastro do NAT.

Por outro lado, o secretário Bosco Rolemberg empreendeu no ano passado uma série de reuniões com as lideranças empresariais de Aracaju, objetivando firmar parcerias para o aproveitamento dos jovens qualificados nos setores da indústria, comércio e serviços. 

Parcerias

Os execução dos cursos de qualificação conta com a parceria do governo federal, Fundação do Trabalho (Fundat), Secretarias de Estado do Trabalho (Setrab) e da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seids), Sesi e Senai.