Cultura e arte estimulam aprendizados na rede municipal

Educação
08/02/2012 17h43
Início > Noticias > 49344

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e fomentar a realização de ações direcionadas à Arte e Cultura dentro das unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve o projeto Laborarte na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas. Dentre as várias atividades do projeto, estão as oficinas práticas de teatro, dança e desenho.

Para a coordenadora do projeto, Helenízia Cardoso, é importante que a iniciativa seja realizada pelo fato de representar a prática de artes em laboratórios criados na rede municipal de ensino. "Com as atividades do projeto, os alunos podem produzir e expor artes por meio de diferentes linguagens. Sob orientação dos oficineiros que trabalham com diversas possibilidades de ensino, as crianças pensam no fazer artístico e desenvolvem temas para exposição dos resultados em espaços reservados", explicou.

Nos cursos de desenho e pintura, por exemplo, os alunos aprendem a desenvolver técnicas básicas de arte em desenho e pintura artística. Os alunos matriculados neste período irão aprender a desenhar com carvão, grafite, lápis de cor aquarelável, giz pastel seco e molhado e giz de cera. Eles também aprenderão a pintar em aquarela, tinta guache, nanquim e acrílica. Os alunos serão incentivados a pintar inspirados em outros artistas, ao natural, retratando paisagens com base em temas livres.

As aulas de cada minicurso do projeto acontecem semanalmente, duas vezes por semana, no turno oposto ao horário das aulas. Toda a produção dos estudantes é exposta a cada final de semestre nesta unidade e nas escolas onde os alunos estudam. Os trabalhos do Laborarte também já foram expostos em locais abertos, a exemplo do mercado Thales Ferraz e no evento Dia de todas as crianças, realizado na Orla de Atalaia.

A coordenadora pedagógica da Emef Profº José Antônio Costa Melo, Conceição Xavier, diz que está satisfeita com as melhorias trazidas pelo projeto. "Acompanhando os trabalhos percebo a evolução de todos os alunos. Depois que iniciaram as atividades, eles deixaram de frequentar as ruas para estar dentro da escola praticando atividades de arte e cultura", destacou a professora ao falar também sobre as pinturas expostas na escola que foram produzidas pelos alunos.

Projeto

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde 2007, o Laborarte surgiu a partir do projeto Escola Parque de Artes, Cultura e Cidadania, realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), no Parque da Sementeira. De segunda a sexta-feira, na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, alunos do 6º ao 9º ano participam de oficinas práticas que oferecem atividades como dança, modelagem, desenho, pintura, fotografia, teatro e teatro de bonecos. Estudantes das Emefs Sabino Ribeiro, Professor Alcebíades Melo V. Boas e Presidente Vargas também são atendidos pelo projeto. As oficinas ministradas pelo projeto procuram envolver temas que abordem a cidadania e a socialização dos alunos, não deixando, no entanto, de fomentar a preservação cultural e ambiental.

Ampliação

De acordo com a coordenação do projeto, existem planos para que a iniciativa se espalhe e desenvolva projetos de arte em centros que promovam atividades para escolas de outras regiões. "A imensa satisfação com os resultados obtidos aponta a necessidade de abertura de novas turmas para mais unidades de ensino. Este trabalho extracurricular é inovador e faz com que todos os alunos se expressem com liberdade", declarou a coordenadora do projeto.