A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou nesta quarta-feira, 8, uma vistoria em toda a extensão da área do calçadão da Beira Mar, onde foi montado o corredor da folia do Pré-Caju, prévia carnavalesca realizada entre os dias 19 e 22 de janeiro.
A visita faz parte de um acordo firmado entre a Emurb e a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), instituição responsável pela montagem e desmontagem da estrutura metálica dos camarotes e arquibancadas do corredor da folia. Participaram da vistoria a arquiteta da Emurb, Sheila Trope, e o engenheiro Alberto Nascimento, diretor de operações do órgão, além do engenheiro Sérgio Melo, representante da empresa responsável pelas obras de reurbanização do calçadão da Beira Mar.
Acordo
Pelo acordo firmado com a Emurb, a organizadora do Pré-Caju ficou responsável pela recuperação dos possíveis danos às vias e aos passeios públicos, sejam eles de qualquer natureza, ocasionados pela utilização do espaço.
"A medida visou preservar o andamento das obras, garantindo que o evento não comprometeria nem a execução dos serviços, que já estavam em fase de conclusão, nem acarretaria prejuízos aos cofres públicos, pois, afinal, o ônus da recuperação dos danos ficará a cargo da própria ASBT", explica o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento.
Vistoria
Durante a vistoria, foram registrados pequenos danos no trecho compreendido entre a ponte da Coroa do Meio e a avenida Tancredo Neves, local onde foi realizada prévia carnavalesca. A ASBT deverá realizar a pintura geral do mobiliário urbano e do meio-fio, recolocação de quatro postes na plataforma em frente à Codevasf e de todas as luminárias do percurso que foram retiradas preventivamente antes do início da festa, além de reparos no concreto da ciclovia e no meio-fio.
Segundo o presidente da Emurb, o acordo com a associação possibilitou a realização do evento, garantindo a preservação do patrimônio público. "Um evento como esse não só é importante pela promoção do turismo, mas também pelo aquecimento do comércio local, que gera dezenas de empregos. Assim, foi possível a realização da festa sem comprometer as obras do novo calçadão. Agora os custos serão levantados e apresentados à ASBT. Esperamos que dentro de 15 dias os reparos sejam concluídos", destaca o engenheiro.
Calçadão
Com um investimento na ordem de R$ 4,2 milhões em recursos próprios, a Prefeitura de Aracaju está criando um novo cartão postal para a capital sergipana. O antigo calçadão da Beira Mar está se transformando em um novo espaço para promoção da prática esportiva e do lazer. Uma moderna estrutura está sendo construída ao longo dos 5.400 metros de extensão da avenida, do trecho que vai da ponte de acesso à Coroa do Meio até as proximidades do terminal da Atalaia. A obra compreende calçadão, ciclovia, jardinagem, iluminação e estacionamentos, além de rampas de acessibilidade e novas árvores, arbustos e gramíneas.