Apresentar e expandir o turismo em Aracaju. Essa foi a pauta da reunião entre representantes da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Trend Operadora, ocorrida no último dia 7, em São Paulo. Mais que apenas discutir o assunto, a comitiva sergipana viajou em busca de grandes parcerias para continuar desenvolvendo o setor e fortalecer ainda mais a cidade como um dos principais destinos turísticos do Nordeste.
Na ocasião, foram apresentados os números referentes à taxa de ocupação de leitos operados pela empresa em Sergipe, durante os dois últimos anos. Em 2010, por exemplo, foram registrados cerca de 16.000 pernoites. Já em 2011, esse número praticamente dobrou, chegando a quase 29.000 diárias, o que representou um aumento mais que significativo de 180% nas taxas de ocupação. Hotéis e pousadas de Aracaju responderam por cerca de 95% dessas ocupações.
Em 2012, esse crescimento promete ser ainda maior. Só no mês de janeiro, 4.156 diárias foram contabilizadas no estado, o que corresponde a um aumento de 14,5% em relação a todo o ano passado. Ainda na reunião, também foi discutido um plano de mídia e cooperação com a Trend, uma das maiores operadoras de turismo do país, para o município de Aracaju. De acordo com o projeto, a parceria pretende atingir a cota de 38.000 pernoites, quase 10.000 diárias a mais do que o registrado em 2011.
Segundo a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, a reunião teve resultados positivos e serviu para estreitar laços entre a administração estadual e municipal e as grandes operadoras de turismo do país. "A reunião foi muito proveitosa. Conseguimos divulgar um pouco mais os destinos culturais e de lazer de Aracaju, levando para os grandes centros de negócios do país o que o nosso estado tem a oferecer. Como parte da gestão municipal, fico feliz em saber que o destino Sergipe está sendo bem procurado por turistas e empresários do setor", explicou.
Embaixadores do Turismo
Durante a reunião, também foram expostos os resultados dos ‘Embaixadores do Turismo'. O projeto prevê a capacitação dos agentes de viagens para conhecer mais sobre o destino Sergipe e, com isso, divulgar melhor o nosso estado. Durante o evento, 45 promotores do setor participaram do treinamento oferecido pela Secretaria de Turismo de Sergipe que, em 2011, capacitou cerca de 1.400 profissionais durante as caravanas que realizou pelo país.
Presenças
Além da diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, do diretor de Operações da Emsetur, Sérgio Oliveira, e do diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais da Trend Operadora, Adriano Gomes, participou da reunião a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira - seccional Sergipe (ABIH/SE), Kátia Pimentel, além de vários agentes do trade turístico de Sergipe.