O conjunto Orlando Dantas recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, equipes da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o apoio da empresa Torre e da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), para a execução do projeto ´Cidadão consciente, cidade limpa'. O início das ações contou com uma caminhada pelas ruas da comunidade, onde 36 agentes ambientais realizaram a distribuição de um material educativo sobre a coleta seletiva.
A presidente da Emsurb, Lucimara Dantas Passos, participou da caminhada e falou sobre a importância do projeto, tendo como piloto o conjunto Orlando Dantas. "É uma ação muito importante porque vai oferecer ao cidadão todas as informações necessárias de como separar o lixo. Essa caminhada é uma maneira de mobilizar a comunidade e incentiva-los a participar do projeto", destaca.
"Com a participação dos agentes ambientais, a nossa finalidade é conscientizar os moradores e fazer com que eles sintam-se motivados a contribuir para a limpeza do conjunto. Aplicaremos um questionário para diagnosticar todas as necessidades e a partir daí executar as ações de forma organizada", explica Lucimara. "Até o final deste ano estaremos presente em todos os bairros da capital com toda a logística e estrutura pertinente ao trabalho de coleta", acrescenta a presidente.
Para a educadora ambiental Aldrey Karine, o projeto ´Cidadão consciente, cidade limpa´ vai cumprir com seu objetivo, que é conscientizar e mobilizar os moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente. "Essa é uma iniciativa de educação ambiental pensando na melhoria da qualidade de vida dos moradores de cada bairro. Tenho certeza que renderá bons frutos e a comunidade do Orlando Dantas ficará satisfeita com o nosso trabalho", afirma.
A agente ambiental Daniele Resende também compartilhou do mesmo entusiasmo da sua colega. "É um projeto muito bom. Desde quando me envolvi com educação ambiental faço meu dever de cidadã. Aprendi muitas coisas e comecei a separar a lixo em casa. Agora quero ensinar isso a todos e estou muito motivada pra começar", disse a jovem.
Projeto
"O projeto é uma ação que envolve, de forma ampla, a preservação do meio ambiente. O foco será a limpeza urbana, na qual iremos conscientizar os cidadãos sobre a importância de manter limpas as vias públicas. Os moradores irão receber todas as informações possíveis, como coleta domiciliar, coleta seletiva e destino adequado dos resíduos", detalha Lucimara Passos, presidente da Emsurb.
A partir do projeto, os agentes ambientais irão distribuir material educativo, aplicar um questionário e conversar com os moradores. "O material possui informações de como separar o lixo na residência. Também terão o horário da coleta domiciliar e as orientações de como acondicionar os resíduos com cuidado. Inclusive vamos enfatizar os contatos da prefeitura, com a finalidade de manter um diálogo constante com o cidadão", esclarece Lucimara.
O projeto prevê ainda o mapeamento do bairro para o trabalho educativo junto às escolas, condomínios, empresas, comércio, instituições, associações, carroceiros. Dentre os vários benefícios estão a redução dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo e a melhora das condições ambientais e de saúde e, com isso, a qualidade de vida da população.
Reunião
Como parte das ações, a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, reuniu a comunidade do conjunto Orlando Dantas, um encontro que aconteceu na última quinta-feira, 9, na paróquia local. Na ocasião Lucimara fez uma exposição do projeto e elogiou o envolvimento dos moradores com a limpeza urbana.
"O Orlando Dantas é um conjunto que possui uma grande mobilização, por meio de um projeto já executado pelos próprios moradores. É justamente por isso que a perspectiva de sucesso é ainda maior. Essa ação acontece no presente, mas está de olho no futuro", disse Lucimara.
A representante da comunidade, Jean Bispo, ressaltou a participação da Prefeitura. "Sem dúvida, esse envolvimento da Prefeitura irá somar ao trabalho que já realizamos. A limpeza do conjunto representa os anseios da comunidade", registra.
Bota-Fora
Juntamente ao trabalho dos agentes ambientais, a Emsurb irá executar neste sábado, 11, o projeto Bota-Fora, que conta com o envolvimento de uma equipe de agentes de limpeza, um caminhão coletor, um caminhão de carroceria, uma máquina e três caçambas.
De acordo com Lucimara Passos, o projeto Bota-Fora contribui para a manutenção da limpeza nas residências. "Um dia antes um carro de som faz uma mobilização na comunidade, onde convidamos todos a participar e fazer uma faxina em casa, colocando o material que está em desuso na porta", explica.
Com o Bota-Fora, os moradores podem fazer o descarte correto dos móveis velhos, eletrodomésticos e demais utensílios domésticos sem utilização ou quebrados. "Percorremos todas as ruas do bairro para recolher esses materiais que não servem mais e que ficam acumulados dentro das residências, podendo servir de foco, principalmente, para o mosquito da dengue. Além disso, prevenimos o morador desatencioso que joga esse tipo de material nos terrenos baldios e nas vias públicas", detalha Lucimara.