Com o objetivo de mobilizar crianças e adolescentes sobre temas que envolvem ciência e tecnologia por meio da valorização da criatividade e da inovação, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco e inaugurada há três anos, vem proporcionando aos estudantes da rede municipal, a oportunidade de realizar um passeio inovador dotado de uma série de atividades envolvendo experimentos didático-científicos.
Na Sala de Astronomia, podem ser encontrados pequenos fragmentos de meteorito da Lua, que caíram nos Estados Unidos há 40 anos e no Chile, há 3.500 anos. Além disso, equipamentos para fotografia dos planetas, caneta laser para indicação das constelações, instrumentos para observação do Sol, eclipses, lentes oculares para telescópio e programas de computadores que simulam o céu de Aracaju em tempo real, mostrando também os satélites que passam pela cidade.
Os estudantes podem visitar e fazer experimentos nas salas de ótica, de eletricidade e eletromagnetismo e no salão de mecânica, hidrostática, hidromecânica e acústica. Na área externa, as antenas parabólicas permitem a comunicação a cerca de 50 metros de distância; o Girotec simula treinamento dos astronautas; os tubos sonoros possibilitam extrair sons; e o Planetário exibe sessões especiais sobre o Sistema Solar.
Depois de realizar experimentos e conhecer as salas de ciência, os estudantes também podem participar de uma sessão de cinema especial no Planetário. Em poltronas reclinadas e projeção de imagem no teto do espaço em forma de cúpula, a viagem espacial deixa maravilhado cada olhar ali presente.
Atividades
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o local abriga 82 experimentos didáticos interativos que englobam itens, como o Gerador de Van Der Graff (acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca), giroteca (simulador de gravidade), bola de plasma, giroscópio (piloto automático de avião), simulador de ciclone médio, entre outros. De acordo com o diretor da Casa, Augusto César, a implantação do projeto trouxe para o público um grande presente, capaz de dinamizar o processo de aprendizado das ciências. "A CCTECA, além e facilitar o acesso das escolas aos experimentos científicos, também dotou a capital sergipana de um importante instrumento de difusão científico tecnológica, fazendo com que a cidade dinamize o turismo científico", comentou o diretor.
Duas vezes ao mês, durante a Lua Crescente e Lua Cheia, um telescópio newtoniano de 180 mm fica disponível ao público para observações da Lua e do planeta Saturno. A ação realizada aos sábados e domingos, das 18h até as 20h, desperta o interesse de estudantes e curiosos e fazem com que a CCTECA receba uma média de 50 a 100 visitas por dia de observação.
Funcionamento
A CCTECA funciona numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Governo Federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O espaço está aberto ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Mais informações no blog http://cctecaplanetario.blogspot.com ou pelo telefone: (79) 3217-3370.