Com a missão de fazer o carnaval aracajuano cada vez mais divertido e democrático, a administração municipal, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), apoia e prioriza os tradicionais blocos de rua, que já começam a desfilar pela cidade a partir desta quinta-feira, 16.
Os projetos para os festejos já vêm sendo feitos há muito tempo, desde o ano passado. “Trabalhamos nos festejos desde agosto, mas nos últimos dias estamos intensificando as ações para divulgar o que irá acontecer”, comenta Gibaldo Souza Santos, presidente da Liga Oficial do Carnaval de Blocos e Escolas de Samba Sergipano.
Toda a capital já está decorada. Ruas e avenidas receberam grandes máscaras carnavalescas, serpentinas, guirlandas e bandeirolas que, além de enfeitarem a cidade, transformam-na em ponto turístico para visitantes de todo o país. Alguns blocos de rua também já iniciaram suas atividades, como o Galo do Augusto Franco e o Carro Quebrado, que desfilaram no último fim de semana dando à população um anseio por mais folia.
“O incentivo que a Prefeitura dá é muito importante para a realização do evento. A política do município em aproximar o Carnaval das comunidades é algo que nos enche de alegria. Nos últimos anos temos intensificando o debate com o poder público, que nos apoia todos os anos. É algo inédito nas ações culturais em Sergipe”, comemora Gibaldo.
Além dos investimentos públicos com o Carnaval de rua, a Prefeitura de Aracaju também já preparou toda a infraestrutura da festa. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ficará responsável pela limpeza dos corredores onde acontecerão os festejos, antes e depois de cada desfile. O órgão também disponibilizará gambiarras e banheiros químicos para os foliões e cuidará da organização e orientação do comércio ambulante, como sempre faz em eventos de grande porte.
Mais de 100 blocos receberam apoio da PMA para o Carnaval 2012. São cerca de 50 blocos independentes e 93 ligados à uma das três ligas que recebem os investimentos da Prefeitura. Organizados na Liga Oficial do Carnaval de Blocos e Escolas de Samba Sergipano, a Liga Sergipana de Blocos e Escolas de Samba e na Associação de Blocos Carnavalescos de Aracaju, os foliões prometem agitar a capital sergipana e fazer do Carnaval de Aracaju o mais alegre e democrático do país.