O Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai levar mais uma vez o ‘Ponto da Prevenção' para os shows do Bloco Rasgadinho. Além da estrutura fixa, que será montada na avenida Pedro Calazans e funcionará durante as cinco noites de festa, a equipe do programa também levará os insumos de prevenção para a concentração dos maiores blocos carnavalescos da capital.
Durante o feriado prolongado cerca de trinta profissionais trabalharão com o objetivo de facilitar o acesso dos foliões à prevenção contra DSTs. Segundo o coordenador do Programa DST/Aids de Aracaju, Andrey Lemos, a expectativa é de que, entre o estande no Rasgadinho que funcionará sempre a partir das 21h, e a entrega em outros blocos, sejam distribuídas por volta de 60 mil camisinhas.
Andrey explica que a realização desse trabalho, que vai da próxima sexta, dia 17, até a terça de carnaval, dia 21, é vital para reduzir a cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis durante esse período. “Nós identificamos que o carnaval é uma época em que as pessoas estão mais descontraídas e namoram mais, além de que o consumo de bebida alcoólica também estimula a sexualidade. Tudo isso torna muito importante a existência de um local como esse”, ressalta.
O coordenador do programa DST/Aids também destaca a importância do Ponto da Prevenção para os turistas em visita a capital sergipana. “As pessoas que são de Aracaju podem pegar as camisinhas nas unidades de saúde, mas nós pensamos também nos turistas que estão aqui durante esse período e tem mais dificuldade de se locomover pela cidade. É muito bom o fato de eles chegarem lá no carnaval e encontrarem um lugar onde podem pegar o preservativo gratuitamente”, observa Andrey.