Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está realizando as obras do novo conjunto habitacional Vitória da Resistência, no bairro Lamarão. No total, 410 casas estão sendo erguidas na área, beneficiando centenas de famílias, que antes ocupavam a região de forma irregular.
Iniciadas no final primeiro semestre do ano passado, as obras representam o fim do sofrimento das centenas de famílias que viviam em moradias precárias na antiga ocupação. Com a construção das novas unidades habitacionais, a comunidade irá receber casas cômodas, arejadas e seguras em um conjunto que contará com toda a infraestrutura básica.
Em parceria com o Governo Federal, o projeto está orçado em R$ 17,3 milhões. Cada imóvel contará com dois quartos, banheiro, sala e cozinha, ocupando 120 m² e 44,87 m² de área construída. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre deste ano.
Andamento
Na manhã desta quinta-feira,16, equipes da empresa dão andamento em duas frentes de trabalho às etapas do complexo habitacional. No total, o empreendimento está gerando cerca de 100 empregos diretos, pois somente no canteiro de obras trabalham diariamente 95 profissionais, além do corpo técnico composto por engenheiros.
Das duas frentes de trabalho, uma equipe finaliza o nivelamento do terreno através do serviço de terraplenagem e locação, que corresponde a marcação do gabarito das casas enquanto outro grupo inicia a execução da fundação dos alicerces, com a preparação da estrutura de elevação da alvenaria de blocos onde será erguido o complexo Vitória da Resistência.
Os serviços de drenagem também se encontram adiantados. Após a conclusão dessas etapas iniciais, serão iniciados os serviços de pavimentação. No total cerca de 35% das obras já foram finalizadas.
Infraestrutura
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, o volume de investimentos na redução do déficit habitacional da capital representa o empenho da Prefeitura de Aracaju em levar melhorias para a população.
"Serão 410 famílias beneficiadas por meio da parceria entre os governos municipal e federal. Além das casas, o empreendimento também inclui toda a infraestrutura básica: água, drenagem, terraplenagem e pavimentação de todas as vias", antecipa o engenheiro.