Comissão discute detalhes da 1ª Consocial

Fazenda
16/02/2012 16h36

A comissão organizadora da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) se reuniu nesta quinta, dia 16, com o objetivo de discutir os detalhes referentes à realização do evento.

A reunião ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), da Universidade Tiradentes (UNIT) e das Secretarias Municipais de Governo (Segov), Planejamento (Seplan), Controle Interno (Semci) e Orçamento Participativo.

Também estiveram presentes à reunião representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). De acordo com a secretária Municipal de Controle Interno, Wilza Claudia Vaz, o encontro serviu para que os membros da comissão pudessem pactuar metas e encaminhamentos para a realização da Consocial.

“Cada um dos segmentos presentes à organização da Consocial deverá mobilizar a sociedade para participar do evento. Se nossa intenção é prezar pela transparência no serviço público, nosso papel é justamente estimular a participação popular”, informou Wilza.              

Eixos temáticos

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) ainda não tem data marcada para acontecer. Suas atividades serão norteadas por quatro eixos temáticos: promoção da transparência e acesso à informação, mecanismos de controle social, a atuação dos conselhos de políticas públicas e as diretrizes para prevenção e combate à corrupção.   

A Consocial vem acontecendo em diversos municípios do país e servirá como etapa preparatória para a Conferência Nacional, já convocada pela presidente Dilma Rousseff. Entre os principais objetivos da 1ª Consocial do município estão a promoção da transparência e o incentivo à participação da sociedade no monitoramento da gestão.