Carnaval antecipado leva foliões às ruas de Aracaju

Funcaju
17/02/2012 09h04
Início > Noticias > 49503

Já é Carnaval em Aracaju. A cidade inteira cai na folia e esquenta os motores para receber uma das maiores festas da cultura popular do país. No mesmo ritmo, sergipanos e turistas vestem as fantasias e aproveitam para brincar nos blocos antecipados, que desde o último final de semana desfilam pelas ruas da capital. Nesta quinta feira, 16, mais dois blocos fizeram a alegria dos foliões que dançaram e se divertiram ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.

Saindo da Praça Camerino em direção à General Valadão, o bloco ‘Antes cedo do que nunca', organizado pela Casa Rua da Cultura, com apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), arrastou centenas de foliões pelas ruas do centro da capital. Com cinco anos de história, a festa em 2012 foi comandada pela banda sergipana Naurêa, que misturou tradição e malícia para animar o público durante os quase 1,5 km de percurso.

"O legal do Carnaval de rua é que a gente pode ousar um pouco mais. Como exemplo, trouxemos as tradicionais marchinhas de carnaval em versões proibidas para menores. Carnaval de rua é melhor porque as pessoas aproveitam mais pelo fato de ser mais democrático, mais fácil de dançar, de cantar e de brincar. Se institucionalizarmos a festa ela fica chata", comentou Márcio André, vocalista da banda.

A brincadeira das fantasias deu um colorido especial ao bloco, que realizou um concurso para escolher a melhor caracterização. Jogadores de futebol deixaram os gramados, palhaços abandonaram os picadeiros e noivas fugiram do altar para participar da diversão. Nem mesmo ‘a Morte' resistiu à festa e caiu na folia de Momo.

Para o coordenador geral da Rua da Cultura, Lindemberg Monteiro, a reinvenção do carnaval em Aracaju tem feito com que muitos sergipanos preferissem ficar na cidade durante os cinco dias de festa. "Estamos retomando a tradição dos blocos de rua, onde os foliões se fantasiavam, brincavam e ouviam músicas tradicionais, que falavam de amor e de malícia, mas com qualidade, com conteúdo. Cada vez mais o nosso carnaval tem mantido mais pessoas na cidade, e eu acho que isso é um ganho muito grande pra cultura local", explicou.

Bloco dos Artistas

Partindo do início da rua Estância, na frente da Funcaju, o ‘Bloco dos Artistas' levantou as cordas e seguiu em direção ao Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas, sob o comando do também cantor sergipano, Rogério. Desfilando pela primeira vez em 2012, o bloco animou os foliões que não descansaram até mesmo na hora de enfrentar as ladeiras da zona norte de Aracaju.

Também com o apoio da Funcaju, o ‘Bloco dos Artistas' desfilou ao som de grandes sucessos da música local e das já tradicionais marchinhas de carnaval. Na chegada ao Centro de Criatividade, a festa continuou com o encontro de grandes nomes da música sergipana. Além de Rogério, marcaram presença o pessoal do trio Pé Quente, Mimi do Acordeon, Antônio Carlos do Aracaju, entre outros.

"O carnaval de Aracaju cresceu muito. A nossa cidade está adotando novamente as tradicionais festas de rua. As comunidades estão resgatando a essência dos antigos carnavais, e o Bloco dos Artistas é um exemplo disso" explicou a foliã, e também jornalista, Elian Cruz.

Para a organizadora do bloco, Luzzy Santos o sucesso do carnaval de rua de Aracaju está na força dos artistas sergipanos. "O carnaval de rua de Aracaju está ganhado força novamente. Todos os bairros da cidade estão colocando seus blocos na rua e trazendo artistas sergipanos para tocar. Isso é muito importante pois reforça as tradições locais", explicou.